Terceira Geração
Dissertações: Terceira Geração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: daniloexl • 20/4/2014 • 1.738 Palavras (7 Páginas) • 284 Visualizações
Um fato importantíssimo favoreceu a evolução dos computadores para a terceira geração na década de 60: A Corrida Espacial. O governo Americano investiu bilhões de dólares em pesquisas, para que os americanos fossem os primeiros a chegarem ao espaço.
A criação de um pólo de pesquisas avançadas - a ARPA (Advanced Research Projects Agency) - fez com que surgissem vários conceitos que foram empregados e que refletem direta e indiretamente em tudo o que há no mundo da informática hoje.
Entre eles podemos destacar a interação homem-máquina, tendo como conseqüências a criação dos videogames - e redes descentralizadas de computadores - possibilitando a criação de redes globais como a Internet, que hoje conhecemos tão bem.
Neste ponto havia a necessidade de serem criados instrumentos confiáveis e, principalmente, que ocupassem pouco espaço físico. Deste modo, em 1963 começou a produção dos primeiros circuitos integrados, com a junção de vários transistores em um só componente, colocando um circuito relativamente grande dentro de uma só pastilha de silício.
CIRCUITO INTEGRADO (MICROPROCESSADOR) - 1964
Em 1964, os circuitos integrados feitos de silício permitiram a miniaturização de componentes eletrônicos. Isso tornou possível reduzir o tamanho e o preço dos computadores. Houve também consequentemente à melhoria de seu desempenho, de seu poder e também de sua confiabilidade.
O INTEL 4004 desenvolvido em 1971 foi o primeiro microprocessador e circuito integrado que incorporava todos os elementos de um computador em único componente: unidade lógica aritmética, memória e unidade de controle.
INTEL 4004
IBM 360 - 1964
Um dos primeiros computadores a utilizar circuitos integrados foi o IBM/360, lançado em 1964.
Avançadíssimo para a época, fez com que todos os outros computadores fossem considerados totalmente obsoletos, fazendo com que a IBM vendesse mais de 30.000 unidades.
IBM 360
MOUSE - 1968
Hoje parece impossível utilizar o computador sem a ajuda de um mouse, pois é, devemos agradecer a Douglas Engelbart por ter criado esse "ratinho" em 1968, depois de ter passado cinco anos desenvolvendo esse equipamento essencial aos usuários de computadores hoje em dia.
Douglas nasceu no dia 30 de janeiro de 1925 no estado de Oregon, nos Estados Unidos, e trabalhou duro no Instituto de Pesquisa de Stanford, onde inventou o mouse.
A sua primeira versão como podemos ver na foto ao lado, era de madeira, além disso, esse primeiro mouse tinha apenas um botão e movia-se sobre pequenas rodinhas.
Mas a população só pôde utiliza o mouse um bom tempo depois: em 1982, quando a empresa Apple lançou o famoso sistema de "apontar e clicar". Foi nesse mesmo ano que criaram o mouse de duas teclas.
Nas décadas de 60 e 70 os computadores ainda apresentavam aparência bastante grande. Elementos semelhantes a armários caracterizavam os computadores.
TÍPICA CENTRAL DE COMPUTADORES NA DÉCADA DE 70
DISQUETE – 1971
Em 1971 a IBM lança no mercado mundial o primeiro disquete, seu tamanho era de 8 polegadas e tinha capacidade de armazenamento de 80Kb.
APLE II – 1977
O primeiro computador parecido a esses que a gente tem em casa ou na escola apareceu em 1977. Era o Apple II, criado por um norte-americano chamado Steven Jobs, dono da empresa Apple.
O Apple II era parecido com os micros de hoje, pois era fácil de ligar, mexer e transportar. Depois disso, foram aparecendo vários outros. Todos já tinham essa forma básica de hoje: teclado, monitor e unidade central de processamento, a CPU, o mouse ainda não existia nessa época. Esses computadores de uso pessoal ficaram conhecidos como PCs (do inglês Personal Computer), computadores pessoais.
APPLE II
Nos anos 60,
...