Termo de Abertura do Projeto
Por: isabella segredo • 24/5/2023 • Trabalho acadêmico • 1.803 Palavras (8 Páginas) • 47 Visualizações
Termo de Abertura do Projeto | [pic 1] |
Nome do Projeto: Sensor multifuncional para atuar no monitoramento e proteção de transformadores a óleo |
Controle de Versões | |||
Versão | Data | Autor | Notas da Revisão |
0 | 07/05/2023 | Isabella Segredo |
Sumário
1 Resumo do Projeto 1
2 Introdução 1
3 Referencial Teórico 1
4 Referências Bibliográficas 2
5 Principais Requisitos do Projeto 2
6 Cronograma Preliminar 2
7 Restrições / Limitações 2
8 Premissas 2
9 Orçamento do Preliminar 2
10 Visão Geral do Projeto 3
Resumo do Projeto
Sistemas de proteção e monitoramento de equipamentos possuem o objetivo de aumentar a vida útil do equipamento, evitar paradas e problemas dentro de sistemas elétricos. Transformadores de potência são equipamentos de custo elevado que desempenham um papel importante no funcionamento de sistemas elétricos, devido a grande relevância e impacto deste equipamento é imprescindível o uso de sistemas de proteção e monitoramento com o intuito de aumentar a vida útil do equipamento e paradas no sistema. Entretanto, os sistemas de proteção vigentes em transformadores são caracterizados por uma grande quantidade de sensores e relés que elevam o custo do equipamento. Tendo em vista isso, o presente projeto tem como intuito desenvolver um sensor multifuncional aplicado no monitoramento da tensão, corrente, umidade e temperatura de transformadores de potência a óleo com o intuito de reduzir o custo e aumentar a eficiência e precisão do sistema de proteção, permitindo a programação das manutenções preditivas e preventivas de modo eficaz.
Palavras-chave: Transformador de Potência; sistema de proteção; sensor multifuncional; manutenção preventiva e preditiva.
Introdução
Sistemas de distribuição de energia elétrica são amplamente usados ao redor do mundo com o intuito de alimentar e manter em funcionamento todo o sistema de produção e consumo vigentes na sociedade atual (Besser, 2020). Tendo em vista isso, o transformador constitui-se como um dos elementos mais importantes e caros dentro de sistemas de distribuição de energia, devido a sua capacidade de transferir a energia de alta tensão para baixa tensão, permitindo a alimentação de centros comerciais, residências e indústrias (Caparaó, 2005).
De acordo com Murugan et al. (2015), a falha no transformador de potência afeta diretamente a confiabilidade de toda a rede devido a possibilidade de causar distúrbios nos sistemas operacionais, resultando em interrupções despreparadas e problemas de entrega de energia. Estas falhas, além de terem um custo elevado, o tempo demandado para a renovação ou substituição de componentes danificados é longo (Murugan et al., 2015).
Levando-se em consideração a relevância do uso de transformadores é de suma importância o uso de sistemas de proteção e monitoramento a fim de evitar falhas, paradas e danos no equipamento, permitindo a realização de manutenções preditivas e preventivas (Fonseca, 2014). Os sistemas de proteção e monitoramento convencionais baseiam-se em dispositivos como sensores e relés, no qual os sensores medem variáveis específicas, ou seja, cada sensor mede uma única grandeza. Segundo ROCHA et al.(2011), os sistemas de monitoramento convencionais requerem a instalação de sensores e equipamentos especializados, além de uma rede de comunicação específica para o tráfego destes dados.
Levando-se em consideração os aspectos apresentados, o seguinte projeto tem como intuito o desenvolvimento de um sensor multifuncional para monitoramento da tensão, corrente, umidade e temperatura do transformador de potência, reduzindo deste modo o custo e melhorando a precisão e eficiência do sistema de proteção e monitoramento, permitindo o aprimoramento do planejamento de manutenções preditivas e preventivas do equipamento com a finalidade de aumentar sua vida útil e reduzir a ocorrência de interrupções indesejadas.
Referencial Teórico
De acordo com Costa et Al.(2021), Os transformadores, ou trafos, são equipamentos estáticos, os quais transferem energia elétrica entre os lados de alta tensão e baixa tensão, mantendo a frequência e podendo variar níveis de tensão e amplitude da corrente.
Segundo Besser (2020), o funcionamento do transformador pode ser descrito pelas leis de Ampére-Maxwell e Faraday, as quais permitem descrever a geração de um campo magnético variável através correntes elétricas alternadas e, com esse campo, gerar uma nova corrente alternada com magnitude diferente. O uso das bobinas no transformador tem como finalidade o aperfeiçoamento da geração desta corrente com magnetização diferente e do campo magnético variável, de modo que este processo ocorra repetidamente (Besser,2020).
O conhecimento dos parâmetros e grandezas do transformador desenvolve o importante papel de monitorar o funcionamento do transformador. Variáveis elétricas como tensão, corrente, potência aparente, potência ativa, potência reativa, carga percentual, fator de potência, distorção harmônica de corrente e tensão permitem a análise de possíveis descompensações, bem como analisar o estado atual do transformador (Besser, 2021).
As grandezas térmicas em transformadores que utilizam óleo como meio resfriador das bobinas. Neste equipamento, que é o objeto de aplicação do dispositivo em desenvolvimento, o monitoramento da temperatura do óleo desempenha um papel fundamental para o planejamento de manutenções no equipamento, tendo em vista que em caso de sobreaquecimento, o equipamento corre o risco de entrar em combustão podendo produzir vazamentos e derramamento de óleo inflamável, esta situação pode causar danos a indivíduos e outros equipamentos (Besser, 2020).
...