Tijolo de adobe contrução civil
Por: Karynakfs • 13/9/2015 • Artigo • 399 Palavras (2 Páginas) • 248 Visualizações
2.3. Propriedades do tijolo de adobe
Para definir as propriedades físicas e mecânicas do tijolo de adobe é fundamental testar diferentes granulometrias e composições dos solos escolhidos.
2.3.1. Mecânicas
Resistência à compressão e à Flexão
Para os adobes, em geral, procura-se como referência o valor para resistência à compressão simples estabelecido na norma ABNT-NBR 8491 para tijolos de solo-cimento, que corresponde a 2.0Mpa. O valor mínimo encontrado na bibliografia como resultados de resistência à compressão para tijolo de terra crua é de 0,5MPa.
Com base em resultados obtidos por Corrêa et al. (2006), em seu trabalho com adobes de medidas (29 x 14 x 10) cm e (29 x 14 x 14) cm, concluem que os primeiros têm valores de resistência à compressão superiores ao segundo, o que sugere que menor espessura proporciona blocos com maior resistência à este esforço. Quanto à flexão, blocos com maior espessura apresentam maiores resistências.
Dentre os consultados na bibliografia, as dimensões do adobe que apresenta maior resistência à compressão é de (23 x 11 x 5,5) cm, para determinado tipo de solo, variando entre 2,63 e 4,00MPa. O que demonstra que adobes robustos não significam que são mais resistentes, se comparado a outros de menores dimensões.
2.3.2. Físicas
Elevado conforto térmico; (associado à inércia térmica que propicia baixa condutividade térmica e alta capacidade térmica);
Bom comportamento acústico, especialmente em face de sons aéreos, associado à massa das paredes resultantes;
Controle da umidade do ar;
Destaca-se a granulometria como uma propriedade física importante do adobe, quanto a sua matéria – prima. Segundo, Corrêa et al. (2003):
“ Conhecer a granulometria do solo é um procedimento essencial para a produção de adobes porque, além de quantificar os componentes do material solo, define a necessidade ou não da estabilização com areia. ”
2.3.3. Curiosidades
1/3 da população mundial vive em casas de terra crua;
Shibam é a cidade mais antiga construída com Taipa de Pilão;
A mesquita de Djenné – Mali, é a maior construção de terra no mundo;
A Muralha da China foi construída, em boa parte, com Terra Crua.
Figura 1: Shibam, Cidade ancestral na península da Arábia, construída no século II d.C.
Fonte: <http://mesquita.blog.br/arquitetura-no-yemen>
Figura 2: Mesquita de Djenné – Mali.
...