Tipos de lajes e suas definições.
Por: williamsalmeida1 • 22/9/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 1.304 Palavras (6 Páginas) • 329 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE PAULISTA- UNIP
FACULDADE DE ENGENHARIA
Trabalho de Arquitetura e urbanismo
Tema : Lajes tipos e usos
INTEGRANTES
Carina Dias de Oliveira C150DD-0 Turma: EC7S06
Francielly Cristina Galante C12JBC-1 Turma: EC7S06
Nataly Ellen Francisca de Melo C23370-6 Turma: EC6P06
Thiago Felix da Silva C0992A-9 Turma: EC7R06
William de Sousa Almeida C14CID-7 Turma: EC7S06
Universidade Paulista – UNIP
Santana de Parnaíba | 2017
INTRODUÇÃO
Lajes são elementos planos, geralmente horizontais, com duas dimensões maiores que a terceira, sendo esta denominada espessura.
A laje está presente nas construções desde a antiguidade, mas vem sofrendo um grande processo evolutivo ao longo dos últimos anos. Atualmente, arquitetos e engenheiros possuem uma grande opção de tipos de lajes, que podem adaptar-se às mais variadas necessidades .
TIPOS DE LAJE
Lajes são estruturas planas e horizontais feitas de concreto e aço. Elas podem ser usadas em tetos,pisos e em grandes obras.Existem diferentes tipos de lajes que podem ser empregadas nas obras, elas podem ser classificadas como:
- Quanto a composição e forma
- Quanto ao tipo de apoio
- Quanto ao esquema de calculo
Para entendermos melhor os tipos de lajes, vamos dividi-las em três grupos lajes maciças, laje pré-moldadas e lajes mistas.
As Lajes Maciças
A laje maciça, ou moldada in loco, é totalmente construída na obra a partir de uma fôrma, normalmente de madeira, na qual é despejado o concreto. Antes, é montada a armadura de vergalhões metálicos que dá mais resistência ao sistema.
Sua vantagem é a menor suscetibilidade a trincas e a fissuras, e a facilidade de vencer grandes vãos, além do acabamento liso da parte inferior. Porém, as fôrmas exigem um consumo considerável de madeira; a laje é mais pesada, o que exige mais do restante da estrutura, e o custo final, normalmente, é mais alto
As lajes maciças moldadas in loco também se dividem em alguns tipos:
- Laje do tipo Simples
- Laje do tipo cogumelo.
- Laje do tipo nervurada
Laje do tipo simples é as mais comuns. Esta laje é formada por uma superfície plana lisa na parte superior e inferior e se apóia nas vigas da construção.
[pic 2]
https://engenhariacivildiaria.com/2015/05/05/tipos-de-lajes
As lajes do tipo cogumelo são parecidas com as lajes simples, mas se apóiam diretamente sobre os pilares. Como toda a carga da laje é transferida para o topo do pilar, deve-se evitar o fenômeno que chamamos de "punção.
Esse tipo de laje apresenta uma combinação de capitel e ábaco.
[pic 3]
http://www.estruturas.ufpr.br/tag/lajes-cogumelo
Lajes nervuradas ou do tipo "caixão perdido" ,é um conjunto de vigas concretado junto com uma laje superior e outra inferior. Esse conjunto de laje + vigas + laje é chamado de laje nervurada. Por aproveitar a altura das vigas, essas lajes conseguem vencer grandes vãos em pequenos espaços
[pic 4]
https://www.aecweb.com.br/cont/m/rev/lajes-nervuradas-garantem-economia-a-construcao
A também as lajes maciças mistas e as duplas, que são menos utilizadas.
Laje Pré-Fabricadas
As pré-moldadas ou pré-fabricadas são as lajes que já chegam prontas ou semi-prontas na obra. São compostas por placas ou painéis de concreto preenchidos com materiais diversos a fim de formar um conjunto resistente.
Como vantagem, esse tipo de laje tem fácil montagem Allende um custo mais acessível. A desvantagem está em eventuais problemas de acabamento e na maior propensão a trincas.
Alguns dos tipos mais freqüentes de lajes pré-fabricadas são:
- Pré-fabricada de lajotas cerâmicas
- Pré-fabricada de isopor
- Pré-fabricada de painéis treliçados
As lajes pré fabricadas de lajotas cerâmicas são colocadas, Pequenas vigotas de concreto com uma armadura superior em forma de treliça , lado a lado e o espaço entre elas é preenchido com lajotas cerâmicas. Após a montagem, joga-se o concreto por cima dessa estrutura e o conjunto adquire resistência.
Sua Vantagem é o sistema mais barato para lajes finas que cubram pequenos vãos.Porem as lajotas podem quebrar no transporte, na colocação e na concretagem
[pic 5]
https://engenhariacivildiaria.com/2015/05/05/tipos-de-lajes/
Pré-fabricada de isopor são compostas por painéis de concreto que, na montagem, ficam encostados uns nos outros, compondo a própria fôrma para o concreto. Esse sistema permite que vãos maiores sejam vencidos.
A vantagem desse tipo de laje é que ela e mais leve, de fácil instalação e possui um bom preço,porem Não é possível fazer furos na parte inferior. É preciso passar uma cola especial na face aparente do isopor para que o acabamento possa aderir ao material.
[pic 6]
http://www.fazfacil.com.br/reforma-construcao/laje-pre-moldada/
Pré-fabricada de painéis treliçados,são compostas por painéis de concreto que na montagem, ficam encostados uns nos outros, compondo a própria fôrma para o concreto. Esse sistema permite que vãos maiores sejam vencidos.Não é necessário nenhum acabamento por baixo da laje, que já pode ficar aparente pelo bom acabamento dos painéis, o que costuma agradar aos arquitetos.
Sua vantagem é a resistência,acabamento, fácil transporte entre outros já por outro lado seu custo é em media 30% mais caro.
[pic 7]
http://www.fazfacil.com.br/reforma-construcao/laje-pre-moldada/
Alem de essas lajes pré-fabricadas a também a steel deck, as lajes Atex, ou Danoninho e a Lajes alveolares.
Lajes Mistas
Utilizada em grandes projetos. Dispensa o uso de uma forma convencional, já que emprega uma forma metálica para moldar o concreto. Suas nervuras são unidirecionais e são comumente posicionadas sobre estruturas metálicas, já que suportam grandes cargas.
[pic 8]
http://www.hometeka.com.br/aprenda/guia-completo-de-lajes-tudo-sobre-lajes-macicas-pre-fabricadas-e-mistas
...