TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trab de Mc Solos - Introdução

Por:   •  8/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O território brasileiro é caracterizado por uma grande diversidadede tipos de solos, correspondendo diretamente àintensidade de manifestação das diferentes formas e tiposde relevo, clima, material de origem, vegetação e organismosassociados, os quais, por sua vez, condicionam diferentesprocessos formadores de solos.Entre os parâmetros físicos do solo distinguem-se aqueles que dizem respeito à sua composição (características físicas) e aqueles que se referem ao seu comportamento frente a fatores externos (propriedades físicas) FONTE (GEOBRASIL 2002).

Fonte: GEOBRASIL 2002

Composição física (características físicas do solo):

A composição física dos solos é muito complexa e variável, resultado da interação e mistura não-homogênea dos seus componentes. O solo é composto por três frações físicas: os sólidos (a matriz do solo), os líquidos (a solução do solo) e os gases (o ar do solo).

• Sólidos: Os sólidos formam a matriz do solo. O espaço entre os sólidos é chamado de espaço poroso, ou poros. O tamanho e forma dos poros são diretamente determinados pelo tamanho, forma e arranjo dos sólidos do solo. Entre os sólidos estão aqueles de origem mineral (minerais primários e secundários) e os de origem orgânica (matéria orgânica). A densidade dos minerais varia entre 2500 e 2900 kg.m-3. Como valor médio considera-se normalmente 2700 kg.m-3 para solos argilosos, e 2750 kg.m-3 para solos arenosos ou de textura média. A matéria orgânica presente no solo é composta por resíduos de plantas e animais, bem como por organismos vivos. A densidade da fração orgânica é entre 1200 e 1500 kg.m-3, sendo a sua média estimada normalmente em 1400 kg.m-3. A presença de matéria orgânica pode ter uma grande influência na densidade da fração sólida de um solo. No entanto, normalmente a fração de matéria orgânica é pequena quando comparada com a dos minerais, e estima se a densidade dos sólidos com teores normais de matéria orgânica em 2650 kg.m-3. Porém, em solos com altos teores de matéria orgânica (>50 g / kg), a densidade dos sólidos não pode ser estimada com confiança, e deve ser medida.

• Líquidos: A solução do solo, freqüentemente chamado de “água do solo” consiste de água com sais minerais e substâncias orgânicas dissolvidos.

• Gases: A composição da fração gasosa, também chamada de “ar do solo” é, de grosso modo, igual à da atmosfera, porém, ela contém mais CO2 e menos O2, além de apresentar uma umidade relativa sempre próxima a 100%. A água e os gases ocupam o espaço poroso, os vazios entre os sólidos.

Fonte: GEOBRASIL 2002

Definições iniciais

Para se ter uma noção da ordem de grandeza dos volumes ocupados no solo pelas três frações, pode-se tomar como base que a metade do volume do solo é ocupada pelos sólidos. A outra metade, o espaço poroso, é preenchida pela água e pelos gases: quanto mais água, menos ar, e vice-versa. Os teores de água e ar num solo podem variar em curto prazo. Essa variação é de grande importância agronômica. A caracterização da composição física de um solo consiste na quantificação dos teores, tanto em massa como em volume, dos componentes nele

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (64.1 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com