Trabalho De Caracterização Dos Materiais Plásticos
Trabalho Escolar: Trabalho De Caracterização Dos Materiais Plásticos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: maayraleticia • 14/10/2014 • 688 Palavras (3 Páginas) • 279 Visualizações
Trabalho de Caracterização dos Materiais Plásticos
I’m Green – Polietileno Verde
Técnico em Plástico
Origem
O polietileno verde I'm green é fruto da combinação de inovação, tecnologia e sustentabilidade, é um plástico produzido a partir do etanol de cana-de-açúcar, uma matéria-prima renovável, ao passo que os polietilenos tradicionais utilizam matérias-primas de fonte fóssil, como petróleo ou gás natural. Por esta razão, o polietileno verde I'm green captura e fixa gás carbônico da atmosfera durante a sua produção, colaborando para a redução da emissão dos gases causadores do efeito estufa.
O polietileno verde I'm green mantém as mesmas propriedades, desempenho e versatilidade de aplicações dos polietilenos de origem fóssil - o que facilita seu uso imediato na cadeia produtiva do plástico. Por este mesmo motivo, também é reciclável dentro da mesma cadeia de reciclagem do polietileno tradicional.
Utilização
Atualmente, a Braskem fornece polietileno de fonte renovável I'm green para diversos parceiros no Brasil e no mundo, que atuam nos mais variados segmentos da indústria.
São dezenas de empresas brasileiras e internacionais de diversos segmentos da indústria que encontraram no conceito e nas propriedades inovadoras do plástico verde uma alternativa sustentável para os seus negócios. Novas parcerias e a demanda crescente pelo polietileno de fonte renovável da Braskem mostram que o futuro é ainda mais promissor. O emprego do polietileno verde I'm green é uma iniciativa concreta da Braskem e seus Clientes em favor do planeta.
Desde o início de sua trajetória, a Braskem e seus parceiros foram reconhecidos e conquistaram prêmios de conceituados laboratórios e instituições pela contribuição do polietileno verde I'm green ao desenvolvimento do mercado de produtos renováveis, à inovação e à preservação do meio ambiente.
Bioplásticos
Bioplástico são plásticos derivados de fontes renováveis de biomassa, como óleos e gorduras vegetais, amido de milho, amido de ervilha (em inglês) ou microbiota. Alguns bioplásticos são projetados para serem biodegradáveis. Bioplásticos biodegradáveis podem se desfazer tanto em ambiente aeróbico quanto em anaeróbicos, dependendo de como eles são feitos. Existe uma variedade de materiais de que os bioplásticos podem ser compostos, incluindo: amidos, celulose, ou ainda por outros biopolímeros. As formas mais usuais de bioplásticos são materiais encapsulados, utensílios de jantar, embalagem de comida, e alguns isolantes.
Exemplos de Bioplásticos
Biolice
O biopolímero “biolice” é obtido a partir de farinha de milho e serve, por exemplo, para fabricação de sacolas de plástico 100% biodegradáveis. Além da sua utilização na fabricação de sacolas, o “biolice” também pode ser usado como cobertura de solo na agricultura e na fabricação de produtos extrudados ou termoformados, tais como canudos, hastes, potes, copos e bandejas para sementes,
...