Trabalho Em Grupo - Negócios Eletrônicos E Suas Relações
Trabalho Escolar: Trabalho Em Grupo - Negócios Eletrônicos E Suas Relações. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: franfrezarin • 12/11/2013 • 313 Palavras (2 Páginas) • 369 Visualizações
TRABALHO EM GRUPO – TG
Negócios Eletrônicos
e suas relações
Nome: Flavio Martin
Curso: Administração
Coordenador: Flavio Martin
Questão dissertativa para TG de Negócios Eletrônicos
Takahashi (2000) divide o ambiente de Negócios Eletrônicos em sete possíveis aplicações ligando entre si:
• Governo (Government – G)
• Negócios (Business – B)
• Funcionários (Employees – E)
• Consumidores (Consumer – C)
Assim, temos G2G, B2G, G2C, B2C, B2B, B2E e C2C.
Podemos observar que governo se liga a governo, negócios e consumidores; negócios se ligam a negócios, governo, consumidores e funcionários; e consumidores se ligam a governo, negócios e consumidores.
Qual o motivo para funcionários (Employees – E) só terem ligação com
negócios (Business – B) e não com os outros elementos?
Resposta: Porque a partir do momento que E (employees = funcionário), se relaciona com os outros elementos, exceto com negócios (B = Business) ele passa a ser também C (consumer = consumidor) e deixa de assumir seu papel de funcionário (E).
Como exemplo:
- Quando um funcionário (E) acessa o site da empresa em que trabalha, para adquirir algum produto, ou até mesmo buscar somente informações, ele está neste momento, na condição de C = consumer.
- Quando se relaciona com G (government = governo) está assumindo o papel de “cidadão” ou podemos dizer novamente consumidor. Citando como exemplo o relacionamento que há no acesso ao portal da Nota fiscal Paulista.
- Quando se relaciona com outros consumidores para troca de informações que não sejam técnicas, como por exemplo, preferência por um ou outro produto, deixa de estar falando como funcionário e expõe assim suas opiniões como consumidor.
A única relação, onde ele é o funcionário propriamente dito, é na relação B2E, ou seja, se relacionando com o negócio B (business). Citando alguns exemplos: sistema de caixa, cursos intranet oferecidos pela empresa, ponto eletrônico, acesso a estoque, entre outros.
Concluindo, observamos que todo funcionário, em algum momento vai deixar de assumir sua função na empresa, para assumir o papel de consumidor.
...