Trabalho Individual 5º Semestre ADS
Ensaios: Trabalho Individual 5º Semestre ADS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Lucianosorriso • 6/11/2014 • 2.917 Palavras (12 Páginas) • 456 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 OBJETIVO 4
3 DESENVOLVIMENTO 5
4. CONCLUSÃO 13
5.REFERÊNCIAS 14
1 - INTRODUÇÃO
Sistemas de Informação é a expressão utilizada para descrever um Sistema seja ele automatizado (que pode ser denominado como Sistema Informacional Computadorizado), ou seja manual, que abrange pessoas, máquinas e/ou métodos organizados para coletar, processar, transmitir e disseminar dados que representam informação para o usuário e/ou cliente.
Todo Sistema de informação que manipula dados e gera informação, usando ou não recursos de tecnologia em computadores, pode ser genericamente considerado como um sistema de informação. Por exemplo, o sistema de informação organizacional pode ser conceituado como a organização e seus vários subsistemas internos, contemplando ainda o meio ambiente externo. Segundo o MEC-98/SBC:
"Combinação de recursos humanos e computacionais que inter-relacionam a coleta, o armazenamento, a recuperação, a distribuição e o uso de dados com o objetivo de eficiência gerencial (planejamento, controle, comunicação e tomada de decisão) nas organizações. Podem também ajudar os gerentes e os usuários a analisar problemas, criar novos produtos e serviços e visualizar questões complexas".
A importância crescente adquirida nos nossos dias pelo aluguel de carros, como prática de lazer e, principalmente, como atividade econômica, tem contribuído para o surgimento de um mercado cada vez mais competitivo na locação de carros. Boa parte desse incremento na locação de carros se deve ao crescimento da economia brasileira que induziu o aumento da procura pelos serviços de terceirização de frotas e locação de veículos para o setor turístico e ainda o setor de negócios.
A Tecnologia da Informação apresenta-se como uma das alternativas para subsidiar a gestão das locadoras de carros, pois é através delas que as empresas de aluguel conseguem um diferencial competitivo para se tornarem mais eficientes e eficazes.
A Tecnologia da informação – que inclui a tecnologia digital mais a internet – compondo a economia digital, segundo Castells (1999), tem desempenhado um papel importante na transformação da sociedade e na forma como as organizações têm feito seus negócios e estruturado seus processos.
Este trabalho aborda a questão da Tecnologia da Informação como ferramenta para inovações de gestão da Você-Aluga.
2. OBJETIVO
• Trabalhar o conteúdo do eixo temático.
• Demonstrar as metas a serem alcançadas.
• Conhecer, selecionar e saber utilizar no meu dia a dia as informações que me são fornecidas.
• Mostrar estar familiarizada com os assuntos abordados.
• Executar as atividades sugeridas com excelência.
• Incentivar a interatividade e a regionalidade.
• Auxiliar na aplicação dos conceitos estudados.
• Permitir o controle dos cadastros gerais de um frota de veículos;
• Emitir relatórios analíticos para acompanhamento de toda a frota de veículos;
• Apresentar as reservas de frota de veículos para o dia, bem como as suas manutenções;
• Permitir gerar os relatórios diários de reservas e locações efetuadas e também os relatórios de cadastros gerais do sistema com os perfis de usuários, de veículos, de departamentos e de cidades.
3– DESENVOLVIMENTO
Com base no cenário proposto “Locadora de carros”, elabore as atividades de acordo com as seguintes diretrizes:
3.1 - Escolha um Ciclo de Vida mais adequado para o gerenciamento deste projeto e justifique porque escolheu o determinado ciclo.
O termo Ciclo de vida é utilizado para descrever um modelo que visa descrever um grupo de atividades e a forma de como elas se relacionam. Perceber que atividades fazem parte do processo de engenharia de software é o primeiro passo para o concretizar, mas é também importante perceber como as atividades do processo se relacionam umas com as outras para que se torne visível todo o processo de desenvolvimento.Porem, nenhum modelo é capaz de dar uma visão completa de um determinado processo. A prototipagem, no entanto, oferece diversas vantagens sobre a abordagem em cascata, pois diminui o tempo entre a análise e a implementação, assegura que o novo sistema satisfaça as necessidades do usuário, mostra os benefícios de um novo sistema antes que o esforço e os custos se tornem excessivos, explora as potencialidades que os usuários têm em articular mais facilmente aquilo de que não gostam em um sistema do que aquilo que apreciam nele. Porem, a prototipagem tem também desvantagens em relação ao modelo em cascata,pois tende a elevar as expectativas dos usuários a níveis que os desenvolvedores não podem atender dentro de seu orçamento, alem dos programas de software que permitem aos desenvolvedores de software desenvolver rapidamente a interface de um novo sistema e de customizá-la rapidamente em atendimento às solicitações do usuário, atualmente, custam caro e ela ainda atrasa a demonstração da funcionalidade do sistema. Metade da funcionalidade pode não aparecer até que se atinjam os 10% finais do cronograma de desenvolvimento. Observando o quadro do ciclo de vida dos modelos de processo de desenvolvimento de software poderá ser constatado que de um modo geral, o modelo espiral é o mais vantajoso. Porem, o que mais se adéqua ao que foi solicitado parece ser o de prototipação, por seguir os critérios: a) Os envolvidos com o projeto sejam extremamente ocupados em sua função e que conseguem apenas três horas semanais para se dedicarem ao projeto; b) Todos os requisitos são conhecidos, porém não estão definidos formalmente; c) A plataforma para operação do sistema será WEB; d) Os clientes do sistema terão acesso à aplicação para efetuarem as reservas/locações e receberão comunicados em todas as ocorrências da operação via e-mail, além poderem também consultar através de um ambiente restrito.
...