Trabalho Interface Humano Computador - Usabilidade
Por: Gabriel Costa • 29/11/2018 • Trabalho acadêmico • 747 Palavras (3 Páginas) • 312 Visualizações
[pic 1] | Projeto para Interação Humano Computador |
Nome: Gabriel Moralo da Costa - 1510031389 Jean Paul Pezzutti - 1510027429 Lucas Eduardo Ortega - 1510031765 | Turma: 8° Semestre - Engenharia da Computação |
Docente: Prof. Paulo Costa | Data: 28/09/2018 |
Análise de interface
Microsoft Word
[pic 2]
Sumário
Contents
Introdução 3
Identificação de Padrões de Interfaces 4
Análise sob critérios de Usabilidade 6
Análise sob critérios Ergonômicos 6
Conclusão 6
Bibliografia 6
Introdução
Você acha que o Word pode ser considerado um software que se preocupa com a experiência do usuário? SIM!
Nesse trabalho iremos tratar sobre a experiência que temos como usuários e citar os pontos que consideramos fortes, os pontos que não nos agradam e realizar uma análise na experiência que temos ao utilizar a ferramenta Word da Microsoft.
Para ilustrar como alguns modelos de IHC podem ser utilizados durante o processo de desenvolvimento, pode-se tomar como exemplo o ciclo de vida em estrela (Hix e Hartson, 1993), de amplo uso nesta área. Na Figura abaixo são apresentadas algumas representações associadas a cada fase deste ciclo de vida.
[pic 3]
Identificação de Padrões de Interfaces
Quando abrimos a aplicação podemos nos familiarizar na forma em que as ferramentas são distribuídas, as cores e a disposição dos objetos, assim como templates de documentos pré definidos para ajudar o usuário.
Um usuário que acessa pela primeira vez, não encontrara dificuldades para navegar e realizar tarefas simples.
[pic 4]
Após a escolha de um template pré definido, ou a escolha de criar um documentos sem um padrão ja definido, podemos olhar na parte superior da tela, onde fica localizado o menu.
[pic 5]
Ele utiliza sistemas de sub-menus e traz todas ações necessárias para o usuário, sem necessariamente abrir uma nova janela para ações simples, dessa forma o usuário sabe sempre onde localizar as ferramentas e interações que precisa para seu uso da aplicação.
Outro ponto importante que podemos notar, é que o menu permanece quando o usuário rola a página, dessa forma mantém a mesma ideia e semântica de navegação.
Podemos perceber que todas ações e navegação são focadas na menor quantidade de cliques possíveis, não chegando a três cliques para que o usuário possa aplicar seu parâmetros nos documentos.
Ao selecionar parte do texto desenvolvido e clicar com o botão direito, podemos observar que aplicação traz as ações padrões e de maior uso, disponibilizando para o usuário uma rápida e fácil ação.
[pic 6][pic 7][pic 8]
A interface é muito simples, de fácil adaptação e aprendizado. Apesar do vasto conteúdo, você não terá dificuldades para trabalhar de forma simples.
Claro que para ações e edições avançadas o usuário necessita de conhecimento prévio, porém nada que o impeça de trabalhar e utilizar a ferramente em suas necessidades do dia-dia.
[pic 9]
Exemplos:
Barras de ferramentas
Selecione a caixa de verificação ao lado da barra de ferramentas que você deseja alterar. Para obter maiores informações sobre barras de ferramentas específicas, consulte Barras de ferramentas.
...