TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Prointer

Casos: Trabalho Prointer. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  1.784 Palavras (8 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

Resumo Pág.01

Introdução Pág.02

Corpo do Ensaio Pág.02/03/04

Conclusão Pág 04

Referências Pág 05

RESUMO

A empresa Lopes & Lopes passa por momentos delicados, pois teve em seu canteiro um acidente. Este acidente motivou uma revolta em todos os colaboradores que aproveitaram para deflagrar uma greve e listaram vários problemas com os equipamentos de segurança. A falta de liderança no canteiro, proporcionou certa desordem e foi necessário abrir um processo de seleção para a vaga de Mestre de Obras. O Sindicato foi chamado a participar das ações da empresa, bem como disponibilizou seu banco de currículos para auxiliar na seleção de operários e assim melhorar a distribuição das tarefas.

Com essas ações, o canteiro foi reorganizado e houve um melhor aproveitamento da mão de obra existente. O investimento em treinamento e projetos de educação foi aumentado, possibilitando que todos tivessem acesso a treinamento para suas tarefas e de como se proteger.

Foram implementadas melhorias e a negociação foi a forma encontrada para encerrar a greve.

Desta forma , atacamos os pontos frágeis da organização e de sua equipe, focando sempre na solução dos conflitos e na melhoria dos processos para que todas as questões fossem solucionadas.

01

Introdução

A empresa Lopes & Lopes apresenta um momento delicado, pois tem prazos a cumprir com a entrega da obra e atualmente tem seu quadro de colaboradores insatisfeitos com diversas questões trabalhistas e pedem, sobretudo mais segurança e melhora na remuneração.

A paralisação ocorreu após o acidente com um dos funcionários que se feriu e encontra-se afastado de suas funções.

A priori existem relatos de que o colaborador não estava utilizando de forma correta o EPI, mas alguns colegas informam que muitos destes equipamentos estão gastos ou vencidos.

O Sindicato da classe já realizou visitas anteriores à obra e não havia feito nenhum apontamento neste sentido, mas agora diante dos fatos, pediu vistoria dos relatórios de controle e entrega de EPI’s.

Corpo do Ensaio

É de extrema importância que a empresa siga todas as Normas Regulamentadoras, treinando e orientando sua equipe para o cumprimento das mesmas, para que ambos tenham segurança no trabalho que estão executando.

Neste ponto é fundamental a participação do Sindicato de Classe nas campanhas de conscientização e também nas palestras orientadoras.

O acidente foi causado por conta da má utilização dos Equipamentos de Proteção Individual, o operário não estava com o capacete preso pela fivela conforme orientado em treinamento, com a queda o capacete se soltou e causou um ferimento na cabeça. Na área de trabalho também haviam materiais armazenados de forma irregular, o que causou certa dificuldade no resgate do colaborador.

A ausência de um Mestre de Obras que tivesse conhecimento e orientasse na organização do canteiro, poderia ter diminuído um pouco a sensação de abandono da equipe.

Diante de toda esta situação, nós do RH da Lopes & Lopes decidimos consultar o banco de currículos do Sindicato, buscando selecionar um profissional para ocupar o cargo de Mestre de Obras. Os currículos com boas referências e detalhamento das funções serão os escolhidos, após esta triagem, será realizada uma entrevista pessoal com os Engenheiros responsáveis, para que possam avaliar o nível de entendimento de projetos e experiências anteriores a serem detalhadas com mais exatidão.

Para que possam ser evitados futuros acidentes, está sendo elaborado um programa de treinamentos, bem como uma campanha para prevenção de acidentes. Faremos a CIPA atuar com mais intensidade, e distribuiremos mais mapas de riscos pelos espaços do canteiro.

Ainda no sentido de melhorar os processos no canteiro, serão contratados mais dez auxiliares a fim de deslocar profissionais mais capacitados que já estão trabalhando na obra, para a realização de tarefas mais complexas.

02

O Sindicato também será mais atuante no interior do canteiro de obras, destacando um representante que participará a cada 15 dias da conversa matinal, que será realizada diariamente com os colaboradores e com o Mestre de Obras e de pelo menos um Engenheiro da obra e o Engenheiro de Segurança do Trabalho. Essa conversa contemplará os funcionários no intervalo do primeiro turno e os que entrarão no segundo turno. A presença quinzenal do Sindicato, servirá também para dirimir dúvidas dos funcionários.

Com estas ações, esperamos que a relação empresa x colaborador seja melhorada e que o clima de animosidade seja dissipado. É de fundamental importância que fique claro a todos os envolvidos, que a segurança é primordial, e que cada falha seja devidamente corrigida para evitarmos acidentes.

Com relação à nova metodologia para recrutamento, acredito que esse maior contato entre os profissionais envolvidos poderá melhorar o processo e apontar melhores profissionais.

Acredito também que esta proximidade do Sindicato, pode também colaborar para que o operário se sinta mais a vontade e mais seguro em ver que a empresa não isola e não ignora o Sindicato. Serve também para que o Sindicato verifique que a empresa procura atender às exigências de segurança, bem como as leis do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com