Trabalho Sobre Energia Eolica
Por: Leticia Silva • 26/11/2020 • Trabalho acadêmico • 3.500 Palavras (14 Páginas) • 317 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
SINOP
2020
RUDISON DE OLIVEIRA MORETTI[pic 6]
A ENERGIA eOLICA
Projeto apresentado ao Curso de Engenharia Elétrica da Instituição FACISAS (Faculdade de Ciências Tecnológicas e Sociais de Sinop).
Orientador: Carlos Junior
SINOP
2020
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
1.1 O PROBLEMA 5
2 OBJETIVOS 6
2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO 7
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS 7
3 JUSTIFICATIVA 8
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 9
4.1 Origem 9
4.2 energia eólica no Brasil 9
4.3 Regiões do Brasil com maior potencial para geração 11
4.4 EMPRESAS ATUANTES NOMERCADO BRASILEIRO 12
4.5 AEROGERADOR EÓLICO 12
4.6 TURBINA 13
4.7 VANTAGENS E DESVANTAGENS 15
5 METODOLOGIA 18
6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO 19
REFERÊNCIAS 20
1 INTRODUÇÃO
Sendo uma fonte inesgotável a força dos ventos agem praticamente 24 horas por dia em nosso planeta, sendo utilizado há cerca de 3 mil anos pela humanidade, os primeiros relatos indicam que a força dos ventos era utilizada para moer grãos, bombear água geralmente usavam moinhos para estas funções, e no transporte sendo esta modalidade usa nos barcos a vela, por volta do final do século XIX junto com o desenvolvimento da energia elétrica surge também a opção de geração de energia elétrica com a força dos ventos.
Na década de 70 com a crise do petróleo se viu necessárias outras fontes de energia e foi nesta época que se retomaram as pesquisas para se gerar energia através do vento, por ser uma fonte natural esta forma de geração agride muito pouco o meio ambiente, sendo que o pouco que impacta é em sua fase de produção e instalação. Com o aumento e desenvolvimento contínuo de novas tecnologias, também se faz necessário o aumento da produção de energia elétrica, pois seu uso no dia a dia está cada vez mais indispensável e necessário é difícil imaginar a vida moderna sem o usado da eletricidade.
O Brasil tem um enorme potencial de geração de energia usando a força dos ventos, principalmente no nordeste, maior gerador do país com 85% de toda geração do país, é estimado que possa ser produzidos cerca de 500 GW em todo território nacional, segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), em 2019 a potência instalada era de 15 GW, com expectativa de chegar a 24 GW ate 2024, isso solidifica ainda mas a geração eólica na matriz energética do país ficando atrás apenas da maior fonte geradora que é a hídrica.
O método adotado é de natureza qualitativa na forma de pesquisa bibliográfica, visando coletar informações sobre o tema abordado por meio de artigos científicos, livros e plataformas online. A pesquisa aplicada é descritiva e visa analisar e descrever detalhadamente o objeto de pesquisa.
1.1 O PROBLEMA
Com um país vasto como o Brasil, com uma matriz energética diversificada e a constante demanda por energia, como a energia eólica tem se desenvolvido no território nacional?
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO
Mostrar como a energia eólica é gerada, quais suas vantagens e desvantagens e como foi seu desenvolvimento no Brasil.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS
- Identificar quais regiões do país tem mais potencial para energia eólica.
- Apontar quais as principais empresas no setor atuam no Brasil.
- Trazer alguns exemplos de geradores eólicos.
3 JUSTIFICATIVA
Com um país vasto igual ao Brasil e de se imaginar que sua capacidade de geração de energia também seja vasta e realmente é, porém predominantemente esta geração se dá por meio de hidroelétricas e termoelétricas, sendo a segunda utilizada mais quando se tem baixa na geração hídrica. A energia eólica é menos explorada quando comparadas com as demais visto que ela representa cerca de 9,3% da matriz energética do país dados de 2019 segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), por este motivo a escolha deste tema para mostrar como essa fonte tem se desenvolveu no brasil.
Contudo pode se perceber que esta forma de geração tem ganhado espaço e tem crescido no decorrer dos anos, entre 2001 e 2005 a energia gerada através dos ventos teve capacidade de aproximadamente 25 MW, em 2014 aproximadamente 4.500 MW, há estudos que dizem ser possível gerar 300 GW no Brasil e que em 2020 estaria sendo gerados 20 GW, este numero chegou em 16 GW dados da (ABEEólica).
A geração da energia através da energia dos ventos e muito importante para diversificar a matriz energética do pais, para que não fique dependente de uma única fonte, e mais importante ainda para o meio ambiente visto que com uma geração de 4.500 MW igual a de 2014 impedem que 4 milhões de toneladas de gas carbônico sejam lançadas na atmosfera.
...