Sustentabilidade. A energia eólica
Seminário: Sustentabilidade. A energia eólica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marques341517 • 23/9/2013 • Seminário • 1.183 Palavras (5 Páginas) • 452 Visualizações
SUSTENTABILIDADE
Sustentabilidade é a habilidade de sustentar ou suportar uma ou mais condições, exibida por algo ou alguém. Também pode ser definida como a capacidade do ser humano interagir com o mundo preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras. O consumo consciente, juntamente com a educação e as políticas públicas, é uma das três bases para se conseguir uma sociedade mais sustentável. Os dois principais resultados desta prática são o ganho em qualidade de vida e a economia. Seguindo princípios de um consumo consciente você vai ter mais tempo útil de lazer, vai prestar mais atenção no ambiente do entorno, fazer mais atividade física, além de sentir a diferença no próprio bolso também. Ao economizar recursos como água e energia elétrica, evitar o desperdício e comprar o necessário você vai automaticamente gastar menos, porém o mais importante é dar o exemplo, é ser sustentável.
Apesar da possível incompreensão e do absurdo que possa parecer, ser sustentável individualmente pode mesmo ajudar a resguardar a vida em nosso planeta e provocar um recuo na sanha poluidora que o homem vive hoje. Basta ter pequenas atitudes sustentáveis ao longo de sua existência. Medidas simples como economizar e reciclar papel, reciclar latas e embalagens, não queimar lixo, economizar água e energia elétrica através de um uso mais racional desses recursos, garantir que as empresas que fornecem bens e serviços para você tenham também a mesma preocupação e recusando-se a consumir produtos de origem ilícita ou que tenham sido obtidos (extraídos ou fabricados) através de meios prejudiciais a natureza.
Eólica
A energia eólica é conseguida por meio de cata-ventos que transformam os ventos captados pelas pás em energia elétrica. Embora seja uma forma de geração de energia limpa, ela ainda não é muito utilizada, devido principalmente aos impactos visual e sonoro e à intermitência, ou seja, o vento nem sempre sopra quando há a necessidade de energia.
Solar
É obtida por meio dos painéis solares fotovoltaicos, que geralmente são feitos de silício. Quando a luz do sol atinge os painéis, ela é automaticamente convertida em eletricidade. Muitas casas e empresas já utilizam a energia solar, visto que não é necessário um grande investimento para fazer a instalação.
Biogás
Talvez a fonte de geração de energia mais natural de todas. O biogás é conseguido por meio de lixo orgânico, como cascas de frutas e verduras e excrementos de animais que são convertidos em gás. Apesar de serem difíceis de armazenar, eles são bastante usados para a produção de energia elétrica e de bio-fertilizantes.
Mares
Funciona de maneira similar à energia eólica, captando a força das marés por meio de uma turbina, sendo transformada em energia elétrica por meio de um gerador. Suas principais vantagens são a constância e a inesgotabilidade das marés, e sua principal desvantagem é o alto custo da instalação.
Vancouver
Um exemplo é a cidade Vancouver, a mais importante cidade da província canadense. Em sua história mais recente, já recebeu o título de melhor cidade para se viver. Lá se trabalha para seus habitantes interagir com a proteção do meio ambiente. Nos arredores de onde hoje esta localizada a cidade de Vancouver, vestígios arqueológicos indicam que em outros tempos existiram diversos assentamentos aborígines com um complexo sistema social. É uma cidade moderna, cercada de águas e cortada por quatro rios. Possui cerca de 11 km quadrados em parques e playground. Vancouver é administrada por um Conselho Municipal e politicamente se pode dizer que seus habitantes são mais conservadores do que liberais. Um consenso político tem conseguido uma proteção especial aos parques urbanos, o que demonstra a cumplicidade dos canadenses com o espaço por natureza e a não poluição do ar. É, com certeza, por tudo isso que Vancouver seguidamente é apontada como a melhor cidade do mundo para se viver. Existe entre eles uma consciência ecológica de que é preciso, acima de tudo, preservar e ter um controle do meio ambiente, procurando um compartilhamento entre a natureza e a sociedade. É realmente um povo comprometido com o desenvolvimento sustentável. Vancouver é uma cidade
...