Energia Eólica
Seminário: Energia Eólica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: guilhermemoura94 • 4/10/2013 • Seminário • 877 Palavras (4 Páginas) • 440 Visualizações
Energias Renováveis:
Energia Eólica
Energia eólica é aquela gerada pelo vento. Desde a antiguidade este tipo de energia é utilizado pelo homem, principalmente nas embarcações e moinhos. Atualmente, a energia eólica, embora pouco utilizada, é considerada uma importante fonte de energia por se tratar de uma fonte limpa (não gera poluição e não agride o meio ambiente).
Aerogerador: captação da energia dos ventos
Biomassa
Características, o que é, informações, geração de energia, exemplos, usinas
A biomassa (massa biológica) é a quantidade de matéria orgânica produzida numa determinada área de um terreno.
Este termo tem sito muito utilizado nos últimos anos, em função das preocupações relacionadas às fontes de energia. A biomassa é capaz de gerar gases que são transformados, em usinas específicas, em energia.
Esta energia é resultado da decomposição de materiais orgânicos como, por exemplo, esterco, madeira, resíduos agrícolas, restos de alimentos entre outros.
HIDROENERGIA - A FORÇA DAS ÁGUAS
A Hidroenergia, aproveitamento das quedas d’água, tem a energia solar como fonte de renovação. O ciclo se dá através da evaporação da água dos rios, lagos, mares e oceanos, pela radiação solar direta e os ventos. O vapor d’água mistura-se com o ar atmosférico e sobe até formar as nuvens. Boa parte dessas nuvens é transportada pelos ventos até regiões de maior altitude. Através da chuva, a água é devolvida ao solo, passando a alimentar os rios em seus fluxos descendentes.
Energia dos oceanos
Existem várias formas de aproveitamento das energias associadas aos oceanos: energia das marés, energia associada ao diferencial térmico (OTEC), correntes marítimas e energia das ondas.
A energia das ondas é uma das formas de energia que apresenta um maior potencial de exploração, tendo em conta a força das ondas e a vastidão dos oceanos.
A conversão da energia a partir das ondas apresenta muitas semelhanças com o processo de conversão da energia eólica. As ondas são produzidas por acção do vento e ambos os fenómenos apresentam irregularidade e variação sazonal idêntica.
Em ambos os casos, a energia é extraída de um meio fluído em movimento, de extensão praticamente ilimitada. A natureza ondulatória do mar origina a complexidade de concepção dos sistemas de conversão. De qualquer forma, as ondas apresentam uma maior concentração espacial do que a energia eólica.
Energia Geotérmica
Usina Geotérmica: produção de energia elétrica a partir do calor da Terra
Energia geotérmica, também conhecida como geotermal, é aquela gerada através do calor proveniente do interior da Terra. Esse calor é transformado, na usina geotérmica, em eletricidade.
A energia geotérmica é considerada uma fonte renovável e limpa, pois gera baixos índices de poluição no meio ambiente. Pode ser obtida através das rochas secas quentes, rochas úmidas quentes e vapor quente.
Energias Não – renováveis:
Carvão Mineral
Carvão Mineral: fonte de energia poluidora
O carvão mineral, que possui cor preta, é um combustível de origem fóssil (formado a partir da fossilização de materiais orgânicos, principalmente madeira). Ele é encontrado em jazidas localizadas no subsolo terrestre e extraído pelo sistema de mineração.
O carvão mineral é composto por: carbono (grande parte), oxigênio, hidrogênio, enxofre e cinzas.
Começou a ser utilizado em larga escala, como fonte de energia, na época da Revolução Industrial (século XVIII). Nesta época era usado para gerar energia para as máquinas e locomotivas. Até hoje é usado como fonte de energia.
Petróleo
Origem
...