Trabalho de Atividade Extensionista
Por: Clebergasperini • 17/7/2023 • Trabalho acadêmico • 2.186 Palavras (9 Páginas) • 217 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
2- ATIVIDADE EXTENSIONISTA
[pic 2]
CLEBER MACEDO GASPERINI
RU:4229324
SOLUÇÕES DA TECNOLOGIA AMBIEMTAL PARA NOSSO PLANETA
São Paulo
2022
RESUM0
A tecnologia ambiental, também conhecida como tecnologia ‘verde’ ou ‘limpa’, surge neste contexto. A metodologia consiste em aplicar as ciências ambientais no desenvolvimento de novas tecnologias,que visam conservar, monitorar ou reduzir os danos que o homem provoca ao meio ambiente quando consome seus recursos. Muito alé de minimizar os problemas da emissão de resíduos poluidores, as tecnologiaa ambientais permitem às empresas consquistar ecoefiência, ou seja, produzir mais com menos recursos.Neste artigo, apresentamos a você o conceito de tecnologia ambiental e como as organizações podem buscar o equilíbrio entre tecnologia e meio ambiente no planejamento e na execução das suas iniciativas.
São Paulo
2022
SUMÁRIO
1 Introdução ........................................................................................................ 3 2 Cronograma ..................................................................................................... 4 3 Planejamento de Plano Inicial ......................................................................... 5 4 Desenvolvimento ............................................................................................. 6 4.1 Desenvolvimento ............................................................................................. 7 5 Resultados ...................................................................................................... 8
6 Conclusão ........................................................................................................ 9 7 Referencias ................................................................................................... 10
1.INTRODUÇÃO
A tecnologia ambiental vem para demonstrar que é sim possível se desenvolver e cuidar de nosso planeta.
Hoje, as emissões de dióxido de carbono (CO2) aumentaram, plásticos e outros resíduos estão poluindo cada vez mais os oceanos, áreas vegetais estão sendo exploradas e desmatadas ilegalmente e o preço do petróleo dispara. Ainda assim, é possível pensar em uma abordagem diferente, com foco na preservação da natureza, ao apostar na ciência e nas tecnologias ambientais.
Além disso, os níveis de degradação dos recursos naturais também estão aumentando devido ao aumento da população global. Desde a revolução industrial, a exploração mineral e petrolífera em grande escala tem aumentado, gerando o esgotamento natural do petróleo e demais recursos minerais.
O desmatamento também é extremamente severo e agressivo. Segundo dados do Banco Mundial, a perda líquida de floresta global entre 1990 e 2015 foi de 1,3 milhão de km. Tal prejuízo ocorre, principalmente, por conta da agricultura em larga escala, da extração de madeira para combustíveis e da criação de espaços para novas áreas residenciais.
Até aqui, você viu como a revolução industrial, seguida da digitalização dos processos, impactou negativamente no ecossistema do mundo. Mas nem tudo está perdido. Pelo contrário, com a tecnologia ambiental é possível viabilizar a transformação digital, preservando os recursos naturais.
Neste momento, o desafio das companhias é priorizar a construção de políticas sustentáveis com uma governança eficaz, voltada também para a sustentabilidade global. A boa notícia é que existe uma geração de novas tecnologias capaz de ajudar a humanidade a ajustar o delicado equilíbrio entre o mundo desenvolvido e a preservação da natureza. Por Carla Albino 15/10/2020
2 .CRONOGRAMA
[pic 3]
3.PLANEJAMENTO DE PLANO INCIAL
Às empresas, cabe priorizar a definição de uma estratégia focada no desenvolvimento sustentável e na preservação dos recursos naturais. Com a tecnologia ambiental, as companhias ganham ecoeficiência e a sociedade ganha um planeta equilibrado. A tecnologia e o meio ambiente podem andar lado a lado.
Porém, os gestores precisam, além de consciência e boa vontade, otimizar e colocar seus investimentos nas soluções certas. Por Carla Albino 15/10/2020
[pic 4]
https://blog.ingrammicro.com.br/tecnologia-e-sustentabilidade/tecnologia-ambiental/
...