Trabalho de ECM - Vera - EESC
Por: Alan Eduardo • 19/9/2018 • Ensaio • 1.195 Palavras (5 Páginas) • 186 Visualizações
[pic 1] [pic 2]
Departamento de Engenharia de Materiais
SMM 0194: Engenharia e Ciências dos Materiais II
Seleção de materiais para uma mola de bike de alta performance
Bruno Lefevre da Motta -
Felipe Porcel - n°USP 9897741
Lucas Russo e Silva - n°USP 9805682
Matheus Bragalia Rodrigues - nº USP 9436465
Pedro Cunha Bueno - n°USP 9866357
João Guilherme Pismel - nºUSP 9324690
São Carlos
2º Semestre / 2017
Sumário
1. Introdução x
2. Estudo De Caso x
2.1 Objeto Escolhido E Função
2.2 Público-Alvo
3. Análise de Materiais
3.1 Índice de Mérito
3.2 Análise de diagramas
4. Custo e Conclusão
5. Referências
1. Introdução
Para fabricar um objeto qualquer, é preciso selecionar o seu material de acordo com as propriedades e comportamentos que se é esperado desse objeto.
É essencial escolher um material que atenda as necessidades do objeto a ser fabricado. Atualmente, devido ao desenvolvimento tecnológico, há entre 40.000 e 80.000 diferentes tipos de materiais considerando variantes de tratamento térmico e composição. Todavia, é praticamente impossível encontrar um material perfeito, pois, muitas vezes, é preciso abrir mão de certas propriedades, mesmo que ligeiramente, para a melhora de outras
Selecionar um material envolve um processo analítico. Como isso, o intuito desse projeto é analisar os fatores como índice de mérito e custo envolvidos na seleção de uma mola para amortecedor de bicicleta.
2. Estudo De Caso
2.1 Objeto Escolhido E Função
A peça escolhida a ser produzida é mola, cujo papel é ser um amortecedor de um veículo, no caso escolhido, bicicletas de mountain bike de alta performance. A função de um amortecedor é absorver as irregularidades do terreno, evitando que os impactos recebidos pela roda sejam transmitidos diretamente para o corpo do ciclista
Também poupa os componentes da bicicleta, que passarão ser menos exigidos. Portanto, é um equipamento que agrega durabilidade à bicicleta, além de conforto e segurança ao ciclista.
[pic 3]
Figura 1: Imagem ilustrativa de uma mola de amortecedor de bicicleta
2.2 Público-Alvo
Ciclistas de mountain bike de alta performance, de modo a exigir o melhor desempenho possível e fazendo com que o preço seja pouco relevante
3. Analise De Materiais
Para fazermos a seleção do material ideal para a nossa mola, levamos em consideração vários materiais, assim como suas características intrínsecas, a fim de ponderar e escolher o que melhor atende aos nossos requisitos.
3.1 Índice De Mérito:
Como nossa peça é uma mola e será um componente de uma bicicleta de alta
performance, ela deve ter um limite de escoamento elevado, para que se evite deformações permanentes. A mola deve ter uma elevada resiliência, para que tenha
uma grande capacidade de suportar altas tensões e retornar ao seu estado normal,
tendo assim uma alta capacidade de absorção de impacto. Ainda, ela deve apresentar
baixa densidade para que se obtenha uma bicicleta o mais leve possível. Por isso utilizaremos como Índice de mérito a divisão do produto da resiliência com a tensão de escoamento, pela densidade do material.
3.2 Análise de diagramas
Gráfico 1: tensão de escoamento x densidade
[pic 4]
No gráfico 1 está sinalizado com um círculo vermelho uma região que abrange materiais cuja tensão de escoamento é elevada e ainda, não possuem densidades muito altas, características que buscamos para a nossa mola. Os materiais que encontram-se nessa região são: Cerâmica, Compósitos, Vidro e Metal.
Tenacidade é uma medida de quantidade de energia que um material pode absorver antes de fraturar. Os materiais cerâmicos, por exemplo, têm uma baixa tenacidade.
Como a Cerâmica e o Vidro têm uma dureza maior que a do metal, consequentemente são mais frágeis, e por também terem uma baixa tenacidade, decidimos descartar tais materiais (Cerâmica e Vidro) para a produção da nossa mola de alta performance.
Já os compósitos, como são uma mistura de dois materiais, torna-se complexa a comparação devido às inúmeras possibilidades possíveis de combinações, por isso não iremos considerar esse tipo de material.
Ficou decidido, assim, que o material utilizado para a confecção da nossa mola será um metal.
Grafico 2: resiliencia x densidade[pic 5]
Resiliência: é a capacidade de um material de acumular energia, quando exigidos ou submetidos a estresse sem ocorrer ruptura.
A nossa mola deve ter uma resiliência elevada, pois estará sujeita a constantes impactos, além disso devemos prezar pela densidade do material, característica a qual deve ser minimizada.
Analisando o Gráfico 2, observamos que os materiais teoricamente propensos a satisfazerem às condições desejadas da mola são o titânio, os aços, as ligas de Níquel, e as ligas de cobre.
...