Trabalho de Hidrologia Aplicada
Por: clarinha17 • 19/5/2015 • Trabalho acadêmico • 664 Palavras (3 Páginas) • 306 Visualizações
Trabalho de Hidrologia Aplicada
Avaliação 03
Nome: Arnaldo Oliveira RA 312106694
Nome: João victor de souza RA 412108759
Nome: Piter capistrano RA 312106697
Nome: Pedro pio p Ribeiro RA 312100973
Nome: Rodrigo da Silva dos Santos RA 312107421
Introdução
O objetivo deste trabalho é estabeleça um comentário amplo apresentando
as causas da escassez da água e procurar estabelecer medidas que amenizem oproblema, explicando as soluções momentâneas e futuras a serem implantadas para aliviar o sofrimento da população.
Causa da escassez de água na Região Metropolitana de São Paulo e em boa parte do interior do estado.
Uma das causas é o desmatamento e as queimadas e isso vem acontecendo há anos, todos sabem. É que esse crime ambiental tem a ver com a falta d'água na grande São Paulo e seu entorno, mas também em grande parte do sudeste, especialmente em Minas Gerais e no Vale do Piracicaba, de onde vem a maior parte da água que abastece a região metropolitana, através do Sistema Cantareira, muitos não sabem que a Amazônia bombeia para a atmosfera a umidade que vai se transformar em chuva nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil. Quanto maior o desmatamento, menos umidade e, portanto, menos chuva. E sem chuva, os reservatórios ficam vazios e as torneiras, secas.
Para termos uma idéia da importância da Amazônia uma pesquisa que para a usina de itaipu , que é a maior do mundo em potência, funcionando por 145 anos para evaporar um dia de água na Amazônia.
Quantas Itaipus precisaria para fazer o mesmo trabalho que as árvores estão fazendo silenciosamente precisaria de 50 mil usinas Itaipu”, explica Antônio Nobre pesquisador do Inpa.
Isso também mostra o descaso em que o nosso governo faz com o nosso bem mais precioso que temos não fiscalizando e punindo essas pessos que causa essa devastação na nossa Amazônia mais isso também é apenas umas das causas pois á também uma oscilação natural e as mudanças climáticas provocadas por nós mesmos e pela ignorância da nossa cultura de achar que a água nunca vai acabar.
Outra motivo também é com a falta de chuvas que tá abaixo da média, devido as mudanças climáticas o volume de água em importantes rios e represas do sudeste que estão se esvaziando cada vez mais.
E o principal motivo é a falta de gestão e problemas na distribuição da água, o desperdício além da pouca preservação da área de manancial.
Soluções momentâneas e futuras a serem implantadas.
É investido em novos sistemas de produção de água potável que captassem água de outros mananciais regionaismais e mais flexibilidade na
transposição de águas de reservatórios mais cheios para os mais vazios e na construção de mais reservatórios em lugares com mais índice de chuvas.
Também é preciso aumentar a eficiência operacional da Sabesp, que ainda apresenta índices elevados de perdas (cerca de 20% da água produzida se perde em vazamentos) além de investir em tecnologias de reutilização da água.
Investimento tecnológico e de fiscalização nas agriculturas irrigadas e a de
monoculturas.
É uma revisão séria e criteriosa do planejamento urbano, a fim de frear a tendência de ocupação de áreas de mananciais de forma desordenada e irregular. É preciso estabelecer que essas áreas são prioritárias para conservar a água e não podem ser utilizadas para outras finalidade.
...