Trabalho de Hidráulica e Hidrometria
Por: cristinaalves • 30/3/2017 • Trabalho acadêmico • 596 Palavras (3 Páginas) • 514 Visualizações
Ensaio em laboratório
Mecânica dos fluídos
Ensaio em laboratório
Mecânica dos fluídos
Trabalho desenvolvido durante a etapa 1 na disciplina de Hidraúlica e Hidrometria – 5º Semestre do curso de Engenharia Civil, Anhanguera Educacional – Rondonópolis/MT como parte da avaliação da disciplina.
Prof(a). Bruna Kroth
RESUMO
O presente trabalho possui objetivo principal a verificação e prática dos conceitos estudados em sala de aula, através da montagem de uma bancada de Reynolds para realização de ensaios, para a visualização do fluído, onde será examinado o comportamento do fluído (turbulento transiente ou laminar).
Palavras chaves: Turbulento transiente, laminar.
Introdução
No dia 16 de agosto de 2016 foi realizada uma aula prática no Laboratório de Mecânica e Hidráulica em Engenharia Civil. Nossa prática teve como objetivos analisar e visualizar comportamento de um fluido com algumas interferências.
Observamos como age o fluido com diferentes rugosidades na base do canal, calculou-se também, a velocidade de um liquido a partir de sua declividade de escoamento, e analisou-se como funciona um ressalto hidráulico, com uso de uma comporta.
Houve também o reconhecimento dos equipamentos que iriam ser utilizados, através de uma bancada e a partir disto realizamos os procedimentos e avaliou-se os dados.
Desenvolvimento
1º Parâmetro: Determinação de perda de carga da vazão da ABNT para a bancada de fluidos.
Para realização desse parâmetro inicial, foi coletado o volume de água e feito a medida da água da tubulação, (21cm×30cm×165mm).
Abre-se o registro para escoamento da água e aciona o cronômetro, quando atingir uma determinada altura, consegue o resultado do tempo e o volume pela a largura para calcular a vazão.
No momento da ligação da bomba terá que ligar o cronômetro, pois os dois equipamentos tem que ser ligados juntamente.[pic 2]
O cálculo da água coletada 23s para 165 mm: Q= [pic 3][pic 4] = [pic 5][pic 6] = 7,173
2º Parâmetro: Determinação da vazão pelo Hidrômetro.
Para determinar a vazão, à bomba deverá ser ligada e também acionar o cronômetro e esperar dar uma volta completa, cada volta é o volume de 10 litros de água e no relógio 19 segundos.[pic 7]
Q = [pic 8][pic 9] = 19/10 = 0,526
3º Parâmetro: Determinação do Regime do Escoamento, para a prática de Reynolds.
Para esse parâmetro, primeiramente deve-se ligar a bancada, e acoplar a seringa com o corante. Esse filete de tinta (corante) é injetado na corrente de água em uma tubulação transparente permitindo a visualização do escoamento através do comportamento deste filete, se o filete escoa de forma retilínea ao longo da tubulação, sem ocorrer uma mistura efetiva com a água, tão o escoamento é dito laminar, caso haja uma mistura rápida com a água, resultando no desaparecimento do filete, o escoamento atinge o regime turbulento.
...