Trabalho de calculo numerico
Por: felipepiffer • 6/5/2019 • Trabalho acadêmico • 496 Palavras (2 Páginas) • 212 Visualizações
Universidade de São Paulo
SME300: Cálculo Numérico
1° Trabalho Prático
Métodos Iterativos para Sistemas Lineares
Método Iterativo de Gauss-Seidel
São Carlos
03/05/2019
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO .................................................................................................. 1
2. OBJETIVOS ......................................................................................................... 1
3. MÉTODO ..................................................................................................................2
4. CÓDIGO .................................................................................................................. 3
5. RESULTADOS .................................................................................................... 6
6. CONCLUSÃO .................................................................................................... 11
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ................................................ 11
1- Introdução
O ramo acadêmico na área de computação visa, desde o início, facilitar a vida humana colocando máquina para realizar trabalhos “braçais” que seriam desgastantes e tomariam tempo demais. Com o estudo de cálculo numérico aprende-se sobre métodos computacionais para resolução destes problemas, sendo eles matemáticos.
O método de Gauss-Seidel estudado aqui, tem como objetivo a resolução de sistemas lineares a partir de um método iterativo. Este tem como vantagem a economia de tempo para a resolução de problemas e também a economia de dinheiro, devido a uma baixa necessidade de software para sua utilização.
2- Objetivos
- O trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um código para resolução de sistemas lineares por Gauss-Seidel a partir da entrada de uma matriz real A, um vetor real B, um inteiro n, uma constante real e uma constante itmax. Este obtém a solução x^(k+1) de Ax=b, até que ||x^(k+1) - x^(k)||< E.
2) Depois é necessário testar o subprograma para um E=10^(-10); n=100,200 e bi é a somatória de j=1 até n de aij, com i=1,2,3…,n.
3) Utilizar o subprograma obtido primeiramente para resolver o sistema Ax = b
onde A é uma matriz pentadiagonal definida nas instruções do trabalho e b é o
vetor definido por bi=1/i, i=1,...,n
3 - Método
Como já mencionado na introdução, o método utilizado foi o de Gauss-Seidel. Tal método fornece vetores x^(k) cada vez mais próximos do vetor x solução. Para isso, o método baseia-se em transformar o sistema Ax = b no sistema equivalente x^(k) = Qx^(k-1) + c.
A fórmula do método do método que nos permite calcular o xi é dada por:
[pic 1]
Sabendo que A = (L+D+U), e sendo que L representa a matriz triangular inferior, U a matriz triangular superior e D uma matriz na qual dij = aij se i=j e aij = 0 se i ≠j, log:
...