Trabalho eletronica básica
Por: Leonardo Trentim • 2/6/2016 • Projeto de pesquisa • 914 Palavras (4 Páginas) • 479 Visualizações
Faculdade Anhanguera Campinas – Unidade 3[pic 2]
Disciplina: Eletricidade Aplicada
Nomes | Leonardo Dall Gallo Trentim, Lucas Milani dos Santos, Nilton Aparecido de Souza, Pablo Henrique Cenzi, Raimundo Sérgio Rodrigues |
RAs | 1564258752, 7414628797, 2442144278, 1018843637, 6823488785 |
Projeto
Medidor de Tensão e Continuidade
Faculdade Anhanguera Campinas – Unidade 3[pic 3]
Disciplina: Eletricidade Aplicada
Projeto
Medidor de Tensão e Continuidade
Trabalho desenvolvido para a disciplina Eletrônica I, apresentado ao Professor Mauricio Marsarioli.
Campinas
2016
Resumo
O alto custo de medidores elétricos e a alta complexidade de alguns levam a busca de equipamentos mais simples. Com o uso de materiais eletrônicos básico e comuns foi utilizado cálculos até chegar no circuito.
Com a ajuda de programas o circuito foi testado diversas vezes corrigindo todos os defeitos que apareceram até então, chegando assim no melhor valor de cada material para que os mesmos funcionassem plenamente sem que houvesse dificuldade na montagem e utilização. Com o objetivo de aprimoramento de dois aparelhos que já existam individualmente, percebeu-se que realmente dava para transforma-los em um único aparelho de baixo custo.
Lista de figuras
Figura 1. Circuito demonstrativo6
Figura 2. Circuito medindo tensão em 127V7
Figura 3. Circuito medindo tensão em 220V8
Figura 4. Circuito aberto ou com defeito9
Figura 5. Circuito fechado10
Sumário
1.Introdução5
1.1. Materiais e Métodos5
2.Resultado6
2.1.Medidor de Tensão6
2.1.1.Tesão em 127V7
2.1.2.Tesão em 220V8
2.2.Medidor de Continuidade9
2.2.1.Circuito Aberto ou com Defeito9
2.2.2.Circuito Fechado10
3.Conclusão11
4.Referências Bibliográficas11
1.Introdução
As medições elétricas realizam-se com aparelhos especialmente desenhados segundo a natureza da corrente; isto é, se é alternada, contínua ou pulsante. Os instrumentos classificam- se pelos parâmetros de resistência, tensão e intensidade.
Desta forma, podemos enunciar os instrumentos de medição como o Amperímetro ou unidade de intensidade de corrente. O Voltímetro como a unidade de tensão, o Ohmimetro como a unidade de resistência e os Multímetros como unidades de medição múltiplas.
O presente trabalho apresenta os instrumentos que utilizamos para medir as diferentes tensões e sabermos também se o circuito está em curto ou não com o medidor de continuidade.
A realização deste projeto pode-se relacionar as necessidades de medições de tensão e continuidade, podemos ressaltar os seguintes pontos:
Após realizarmos analises de mercado e dos produtos previamente existentes, percebemos que esses equipamentos são de um custo elevado e que requer conhecimento prévio de seu operador.
Buscamos o desenvolvimento de um equipamento que possibilite a uma pessoa com baixíssimo conhecimento a utilização do mesmo, e com as mesmas qualidades e eficiência, além de ressaltarmos o valor de nosso equipamento que será muito inferior aos atualmente comercializados.
Os resultados obtidos serão apresentados de maneira simples e que não cause duvidas em seu operador, impedindo assim erros de interpretação.
1.1.Materiais e Métodos
Foi utilizado os cálculos baseados na lei de ohm para identificar qual seria o melhor valor para cada material. No caso serão utilizados quatro resistores (1 peça de 470Ω, 2 peças de 1KΩ e 1 peça de 10kΩ), um diodo 1N4007, um diodo zener de 15V e 1W, quatro LEDs (dois na cor verde e dois na cor vermelha), um transistor BC548, uma bateria de 9V, três bornes onde são ligados as pontas de prova e uma chave de duas posições.
Na simulação do circuito utilizamos o programa EveryCircuit na versão para estudantes.
2.Resultado
Com a chave central do circuito você seleciona qual a função a ser medida, como mostra o desenho abaixo:
[pic 4]
Figura 1. Circuito demonstrativo. Retirado do simulador EveryCircuit.
2.1. Medidor de Tensão
Com a chave para cima, escolha o primeiro borne e o borne central (universal). Coloque as pontas de prova na tomada:
2.1.1 Tensão em 127V
Ao colocar a ponta de prova na tomada a corrente passará por um retificador meia onda e chegará apena no LED vermelho pois não será atingido o valor de Zener para o LED verde como mostra a figura abaixo:
...