Trabalho realizado por várias forças
Artigo: Trabalho realizado por várias forças. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: neur0tic • 24/11/2013 • Artigo • 370 Palavras (2 Páginas) • 656 Visualizações
Geralmente fazemos associação de trabalho a algum esforço físico feito durante a realização de alguma tarefa, como quando movimentamos algum objeto, arrastamos um guarda-roupas, lavamos louças etc. É por esse motivo que dizemos que a medida do trabalho realizado é muito subjetiva, mas a Física define com muita precisão o que é trabalho.
Trabalho realizado por uma força constante nada mais é do que o produto da força pelo deslocamento. Como a força e o deslocamento são grandezas vetoriais, em que as duas possuem módulo, direção e sentido, o trabalho é definido como sendo o produto escalar da força F pelo deslocamento d. Matematicamente temos:
T = .
Como sabemos, o trabalho é uma grandeza escalar obtida pelo produto escalar entre dois vetores. Sua unidade no SI é o joule (1J = 1 N.m).
O trabalho para elevar um objeto até certa altura independe do trajeto. Em muitos casos, escolhemos um trajeto em que a força será menor (os egípcios, por exemplo, usaram o plano inclinado, entre outras técnicas, na construção das pirâmides).
Trabalho realizado por várias forças
Quando várias forças atuam sobre um objeto, o trabalho total é a soma dos trabalhos de cada uma
Como já visto anteriormente, a fim de determinar o trabalho de uma força basta fazer o produto da força pelo deslocamento. Já quando há diversas forças sendo aplicadas sobre um objeto, para determinar o trabalho total realizado sobre ele é preciso somar todos os trabalhos realizados por cada uma das forças. Veja a figura acima.
É possível determinar o trabalho de várias forças de duas maneiras:
- a primeira delas é encontrando a força resultante e calculando o seu trabalho;
- a segunda é somando o trabalho de cada uma das forças independente das outras.
A primeira maneira pode ser escrita em função da força resultante e do deslocamento. Assim, temos:
T = R.
Na equação acima, é a força resultante.
R = 1 + 2 + 3 +... + n
Que é equivalente a efetuar a soma dos trabalhos efetuados por cada força em separado:
T = 1 + 2 + 3 + ... + n
Ou ainda:
T = 1. + 2. + 3. + ... + n.
Podemos concluir que as duas maneiras dão como resultado o mesmo valor para o trabalho total.
...