Transformador
Projeto de pesquisa: Transformador. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: doativa • 30/9/2014 • Projeto de pesquisa • 575 Palavras (3 Páginas) • 424 Visualizações
Transformador
Introdução
O transformador é um aparelho estático que transfere energia elétrica, por indução eletromagnética, do primário (entrada) para o secundário (saída). Os valores da tensão e da corrente são alterados, porém, a potência, no caso do transformador ideal, e a frequência se mantêm inalterados.
As principais variáveis que definem o dimensionamento de um transformador são a bitola dos condutores (corrente) e o material isolante utilizado (tensão).
Os enrolamentos de alta tensão (AT) são constituídos por várias espiras de fio fino, sendo que os enrolamentos de baixa tensão (BT) possuem um menor número de espiras com bitolas maior.
A razão entre as tensões do primário e do secundário, bem como entre os respectivos números de espiras dos seus enrolamentos, definem a relação de transformação de um transformador.
No transformador as correntes de Foucault e de histerese são provocados no núcleo que são
as perda.
Histerese - É a perda de energia, devido à fricção entre as moléculas, procurando alinharem-se durante as sucessivas mudanças de direção, quando os pólos mudam de nome, devido às alternâncias de sentido da C.A.
Corrente de Foucault - É a perda de energia, devido à existência de pequenas correntes de curto-circuito, induzidas no material magnético do núcleo (que é feito de material condutor). Essas correntes são também chamadas correntes parasitas.
Descrevendo as diversas funções e propriedade.
Autotransformador - Tem o circuito de carga conectado elétrica e magneticamente á fonte. Possuem um único enrolamento, que atua como primário e secundário (o transformador convencional possui 2 enrolamentos isolados eletricamente). Usamos o autotransformador nos seguintes casos: Quando a razão de transformação da tensão é próxima da unidade; Quando desejamos manter determinada tensão de saída, sob cargas variáveis; e por último na partida dos motores de C.A. (reduz a tensão aplicada ao motor, durante o período da partida).
Transformadores de força - A C.A., por si só, não é superior à C.C. Isto porque, nas transmissões de grandes quantidades de potência, através de grandes distâncias, há perda de potência sob a forma de calor, motivada pela resistência dos condutores. Daí a necessidade da transmissão de energia ser feita com alta tensão e baixa corrente, a fim de manter uma baixa perda na linha.
Transformadores de áudio frequência - São usados nas áudio frequências (baixas frequências) como transferidores de potência e causadores de impedância. Possuem núcleo de ferro e são empregados, principalmente, nos amplificadores transferidores de potência e nos microfones de carvão, encontrados nos equipamentos de comunicações.
Transformadores de rádio frequência - Utilizam núcleo de ar, possuem baixa impedância e são utilizados nos circuitos de acoplamento de antena. Os transformadores sem núcleos são utilizados em aplicações de altas frequências onde, por menor que seja o acoplamento magnético, se tem com facilidade uma boa transferência de energia.
...