O Professor Como Um Intelectual Transformador
Trabalho Universitário: O Professor Como Um Intelectual Transformador. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Tunes • 7/10/2013 • 431 Palavras (2 Páginas) • 2.113 Visualizações
As constantes mudanças sociais, econômicas e políticas ocorridas no mundo requerem que a escola atenda às exigências impostas pelo novo modelo de sociedade, na atualidade as organizações escolares estão passando por vários desafios e mudanças, já que a nova sociedade pede essas transformações, tornando relevantes os aspectos como inovação, competitividade e produtividade.
Atuarmos como um intelectual transformador é assumir que a escola não é uma instituição falida, fracassada, mas um lugar onde presenciamos transformações imprescindíveis na vida de cada aluno, cada professor e cada funcionário que faz parte dela.
O Professor deve ser um intelectual transformador, porque suas pesquisas, seu olhar, sua formação desafia e senso comum e promovem a transformação daqueles que vão ao encontro deles.
Os alunos têm a expectativa e esperança de que seu professor lhes forneça todos os elementos necessários para que tenham uma boa formação e sucesso. O professor, por sua vez, procura atender os anseios dos alunos e mais, amplia para o universo da prática.
“Todos os homens são intelectuais, mas nem todos os homens desempenham na sociedade a função de intelectuais.”
Antônio Gramsci
“Toda a vida é educação e todo mundo é sempre professore aluno.”
Maslow
“Não se pode ensinar alguma coisa a alguém, pode-se apenas auxiliar a descobrir por si mesmo.”
Galileu
“O existencialismo na educação
• O existencialismo declara que o homem é livre e ele constrói sua existência. Ele é autêntico, não deve ser aquilo que a sociedade deseja. A escola não pode ser modeladora de pessoas, mas ajudar o indivíduo a desenvolver sua personalidade livre e criadora.
• O educador não pode impor princípios morais, mas levar o aluno fazer escolhas responsáveis.
• Ele deve desenvolver no educando a coragem de ser ele próprio.
Pois, quem sabe o que é ser um professor uma professora em uma sala extremamente lotada, com crianças com déficits educacionais e até nutricionais são os profissionais da educação que enfrentam os desafios de educar nesse Brasil que pouco ou nada valoriza a educação. Esses professores e professoras, quase sempre, ou nunca são ouvidos. Todas as vezes que aplicam qualquer método de ensino sem ouvir o professor, estão tratando a educação como um médico que prescreve um remédio para um paciente sem conversar com ele para saber quais são os seus sintomas. Esse é o grande erro da educação: não ouvir os educadores.
Infelizmente no Brasil, algumas argumentações e discursos educacionais vazios por parte dos governos, manipulam a grande massa encefálica que acreditam que os órgãos públicos estão investindo como deveriam na educação.
A educação é o que manterá o presente estável e futuro desse país. Não adianta projeta a educação algo a vir. Atitudes devem ser tomadas no presente, para colhermos os frutos posteriormente.
...