Transmissao em motocicletas
Por: Ricardo Heisenberg • 14/9/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 357 Palavras (2 Páginas) • 262 Visualizações
Tipos de transmissão em motocicletas
A potencia e o torque do motor de uma moto dependem da construção mecânica da transmissão que o veiculo possui. Podendo ser de três tipos: por corrente, correia ou cardã. Cada uma delas tem suas vantagens e desvantagens atendendo a propósitos (e bolsos) diferentes.
Transmissão por corrente
Usada em praticamente todas as motocicletas, das mais comuns a te as de competição. Composto por duas engrenagens dentadas e uma corrente, sendo a engrenagem menor chamada de pinhão e maior de coroa. De construção simples, é encontrado na maior parte do mercado nacional. É a que tem melhor custo-benefício e melhor desempenho na transmissão de potencia perdendo somente 5/10% na performance. No entanto tem vida útil curta (25 mil km), principalmente se não for feita manutenção correta.
Vantagens
- Barata na compra e na manutenção
- Menor perda de potencia
- Qualquer mecânico faz a troca
Desvantagens
- Baixa durabilidade
- Manutenção constante
- Barulhenta
Transmissão por correia dentada
Vista geralmente em motocicletas custom como as Harley-Davidson. Muito parecido com a transmissão por corrente só que em vez de engrenagens e corrente usam-se polias e correia dentada fabricada em borracha de alta resistência podendo ainda conter materiais especiais como kevlar e fibra de carbono. Tem uma durabilidade muito maior que a de corrente (100 mil km). Pouca manutenção, não precisa de lubrificação cuidando somente com o excesso de sujeira. E um sistema mais caro e tem perda de potencia um pouco menor que a de corrente (10/15%).
Vantagens
- Pouca manutenção
- Vida útil maior
- Pouco ruído
Desvantagens
- Mais cara na compra/troca
- Esquenta em altas rotações
- Perde um pouco em potencia
Transmissão por eixo-cardã
Encontrada em motos de longa viagem (big trail/touring) como as da fabricante Triumph e BMW. Formado de um sistema fechado autolubrificante com um eixo que vai da caixa de cambio ate a roda, não necessita de manutenção podendo rodar anos sem precisar de uma intervenção. Tem a menor eficiência das outras transmissões (15/20%). Pode ser uma dor de cabeça caso quebre ou fure o pneu, pois não é qualquer mecânico que saberá fazer a troca/montagem-desmontagem.
Vantagens
- Livre de manutenção
- Durabilidade quase eterna
- Transmissão suave
Desvantagens
- Maior perda de potencia
- Mais cara se precisar de reposição
- Necessita de mecânico especializado
...