Transporte Coletivo
Dissertações: Transporte Coletivo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jocenildo • 6/9/2013 • 962 Palavras (4 Páginas) • 834 Visualizações
ETAPA 1
Aula-tema: Evolução histórica do trabalho; Ergonomia e Antropometria. Esta atividade é importante para que você conheça os acontecimentos históricos que deram origem aos estudos da Ergonomia e da Antropometria. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.
Passo 1 (Aluno)
Ler atentamente sobre a evolução histórica do trabalho.
1 - Quais são os principais objetivos da Ergonomia?
Resposta:
Exigência Técnica - Adequação do trabalho as capacidades naturais do homem, pela organização de métodos e construção de máquinas e equipamentos que se adéquem as características de cada pessoa;
Exigência Econômica - Aumentar a eficiência do trabalhador ao longo do tempo, pois trabalhador doente não gera lucro, e sim, prejuízo;
Exigência Social - Prevenção de acidentes e doenças profissionais, e sendo mais relacionadas à informática, doenças musculoesqueléticas;
Redução da fadiga e desconforto físico e mental do trabalhador.
Todas estas, características, têm a função de proporcionar um aumento de produtividade, procurando não ultrapassar as capacidades do ser humano.
2 - Que aspectos caracterizam os estudos precursores da Ergonomia até a II Guerra Mundial?
Resposta: Os aspectos aplicados podem intervir nas atividades do trabalho é preciso que pessoas capacitadas tenham uma abordagem holística de todo o campo de ação da disciplina.
3 - Como evoluiu o enfoque ergonômico até hoje, desde a sua origem?
Resposta: Evoluiu especializando a ergonomia física relacionada anatomia humana, ergonomia cognitiva refere-se aos processos mentais tais com percepção, memória, raciocínio e resposta motora e ergonomia organizacional concerne à otimização dos sistemas sócio técnicos, incluindo suas estruturas organizacionais, políticas e de processo.
4 - No que consiste a abordagem macro ergonômica?
Resposta: Consiste na adequação organizacional voltada à concepção e gerenciamento das novas tecnologias. Sua aplicação evidencia interações no contexto social e organizacional para a melhor adequação do sistema de trabalho e concepção de novos sistemas. Para o processo de transformação de materiais (setor industrial) ou processamento de informações (setor de serviços) sua aplicação é conduzida dos níveis mais abrangentes (macro), até níveis mais restritos e pontuais do problema (micro).
5 - Apresente, pelo menos, três exemplos de possíveis aplicações da Ergonomia.
Resposta:
- No escritório, colocar um apoio para aos braços;
- Aproximar um instrumento de controle, elevar um plano de trabalho;
- Adquirir cadeiras ergonomicamente corretas;
- Remanejar os locais de armazenamento
Passo 3 (Equipe)
Escolher cinco pessoas, dentre familiares, amigos, colegas de trabalho ou alunos de outros cursos, e relatar o grau de conhecimento deles sobre Ergonomia. Analisar, com base nas respostas das questões do Passo 2 desta etapa, se os conhecimentos apresentados são coerentes com os reais conceitos de Ergonomia.
Passo 4 (Equipe)
Entregar ao professor da disciplina um relatório intitulado: RELATÓRIO 1 – INTRODUÇÃO À ERGONOMIA, contendo as respostas das questões do Passo 2 desta etapa e a análise realizada no Passo 3 desta etapa.
Resposta: Depois de realizada a entrevista com 5 amigos constatamos que apenas 2 (40%) das 5 pessoas entrevistadas tinham algum conhecimento sobre ergonomia. Porém quando foi mencionado o que realmente era as pessoas se identificaram com os exemplos e concordaram que sabem e praticam a ergonomia, mesmo sem saber que ao se sentarem com a coluna reta, ao dobrarem os joelhos para pegar peso a estão colocando em prática.
ETAPA 2
Aula-tema: Ergonomia
...