Transportes de Fluidos
Por: Diegompbj • 15/4/2016 • Monografia • 1.367 Palavras (6 Páginas) • 301 Visualizações
ILES/ ULBRA ITUMBIARA
ENGENHARIA CIVIL – ‘B’
INTRODUÇÃO A ENGENHARIA CIVIL
DIEGO MARQUES PIRES
PAULO CÉSAR BORGES SAMPAIO
ITUMBIARA
08 DE AGOSTO DE 2014
INTRODUÇÃO Á ENGENHARIA CIVIL
• ESCOLHA E COMPRA DO TERRENO
Verifica os documentos do terreno expedidos pelo poder público municipal; verifica se o terreno está dentro dos padrões exigidos como: risco de desabamento, se o terreno é fraco ou não, se tem riscos de enchente, dentre outros.
• SONDAGEM DE SOLO
A análise do solo do terreno é muito importante para saber o melhor tipo de fundação que sua casa terá. Esta análise denominada sondagem objetiva tem como objetivo conhecer o tipo de solo, sua resistência, se houve aterros ou se o mesmo é encharcado. Este trabalho é e deve ser acompanhado por engenheiros civis e geólogos que indicam o tipo de fundação mais adequada ao terreno.
• ELABORAÇÃO DOS PROJETOS
Os projetos são constituídos da seguinte forma:
1. Projeto Arquitetônico
É o conjunto de passos normativos, objetivado para o planejamento formal de uma obra qualquer. Este planejamento é regulamentado por um conjunto de normas técnicas e por um código de obras.
As fases do projeto arquitetônico são:
Estudo preliminar: consulta prévia para aprovação em órgãos governamentais.
Anteprojeto: o projeto deve receber a aprovação final do cliente e dos órgãos oficiais envolvidos e possibilitar a contratação da obra,
Projeto executivo: apresenta todas as informações à execução da obra e todos os serviços inerentes.
2. Projeto Estrutural
O Projeto Estrutural é o dimensionamento das estruturas, na maioria das vezes de concreto armado, que irão manter a edificação. É responsável pela segurança do prédio contra os rachões e desabamentos, pois uma estrutura mal dimensionada pode até, não cair, mas pode acarretar problemas como trincas que são, na maioria das vezes, uma solução complicada e cara. Para elaboração deste projeto é necessário, além do Projeto Arquitetônico, o Laudo de Sondagem.
3. Projeto de Fundação
Costuma vir junto com o Projeto Estrutural, mas caso não venha, este projeto necessita de algumas exigências, entre elas: planta de distribuição de cargas da estrutura, determinação do tipo de investigação geológica e documentação fotográfica, análise do tipo de fundação e embasamento técnico, a elaboração dos cálculos de forma organizada.
4. Projeto Elétrico
O Projeto de Instalações Elétricas é elaborado por um engenheiro eletricista, consistem no dimensionamento das cargas elétricas, fios, eletro dutos, disjuntores e vários outros elementos. É importante, pois uma instalação mal dimensionada e mal executada pode acarretar futuramente em acidentes de grandes proporções como os incêndios e problemas caros difíceis de serem resolvidos.
5. Projeto Hidráulico
Este projeto consiste no bom dimensionamento das tubulações de águas, esgotos sanitários e pluviais. Conforme planejado é um dos projetos que pode proporcionar uma grande economia, conforto e higiene para os futuros habitantes. A falta de precisão neste Projeto pode acarretar na falta de pressão de água em chuveiros, mau cheiro em ralos, dentre outros.
• CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA EXECUÇÃO DA OBRA
Nada mais é, do que a fase onde são contratados os profissionais necessários para a construção da obra, como: engenheiro civil, engenheiro elétrico, arquiteto, geólogos, dentre outros.
• LOCAÇÃO DE OBRA
Locar uma obra é transpor para o terreno, em verdadeira grandeza, os desenhos da edificação feitos na fase de projeto, isso inclui todos os seus elementos planejados.
Na fase de execução de locação devem ser adotados os maiores rigores possíveis e também equipamentos de boa qualidade, para garantir o controle das dimensões perfeitamente. A locação é o ponto de partida da obra que definirá todo o controle geométrico da edificação.
• LIMPEZA E TERRAPLANAGEM DO TERRENO
É a parte onde se limpa o terreno e faz o nivelamento de acordo com as possíveis necessidades da estrutura da obra.
• IMPLANTAÇÃO DO CANTEIRO DE OBRA
É a área de trabalho fixa e temporária, onde se desenvolvem as operações de apoio e execução de uma obra qualquer, é também onde se planeja o uso do terreno que não vai ser ocupado pelo prédio para locação de máquinas e equipamentos, instalações física, redes de água, esgoto e energia, acessos e vias de circulação.
• FUNDAÇÃO
É a parte da obra que fica enterrada, que serve para suportar a casa, o prédio, a ponte ou viaduto construídos sobre a mesma. Pode-se usar variados tipos de materiais e sua forma depende de cada tipo de terreno.
• ESTRUTURA
É a execução dos pilares cogitados no momento da montagem do projeto, que servem como sustentação para a construção e é também o momento onde se implementa as lajes.
• ALVENARIA
Alvenaria de uma forma generalizada tem o conceito de o sistema construtivo de paredes e muros, ou obras similares, que são executados com determinados tipos de materiais, combinados com ou sem argamassa de ligação. Os materiais podem ser executados com pedras naturais ou pedras artificiais.
• INSTALAÇÕES
1. Instalações Elétricas
Consiste
...