Tratamento De Gas Residual CBA
Por: Beatriz Ribeiro • 29/8/2023 • Resenha • 6.627 Palavras (27 Páginas) • 63 Visualizações
A diferença dos métodos clássicos e instrumentais são que os clássicos possuem baixo custo, e são macro análises, já os instrumentais há a necessidade de um treinamento do operador e tem uma grande aplicação na indústria
As características importantes de um método analítico são a especificidade, seletividade, exatidão, precisão, reprodutibilidade, linearidade, estabilidade dos padrões e reagentes, robustez
Reações seletivas são aquelas que sob certas condições tornam possível detectar alguns íons na presença de outros.
Especificidade é a capacidade do método de determinar o analito de interesse na presença de outros
Sempre haverá necessidade de preparação da amostra para torná-la disponível analiticamente A etapa de tratamento da amostra é a mais crítica, é nessa etapa em que ocorrem mais erros e demanda maior tempo e custo. Buscar a mínima manipulação para evitar contaminação.
Espectro eletromagnético: Vis: 400 – 800 nm UV: 200 – 400 nm
Átomos, ions e moléculas podem exigir apenas quantidades definidas de energia
Transições eletrônicas de elétrons mais externos → espectrofotometria UV-VIS
Cada espécie química possui um espectro de absorção característico, por isso, esse pode ser utilizado para auxiliar na identificação de substâncias moleculares ou átomos. A principal vantagem da espectroscopia atômica, em relação a molecular é a largura das bandas, constituídas por linhas finas. O espectro de absorção é o processo em que o equipamento varia o comprimento de onda da luz incidente na amostra.
ESPECTROSCOPIA NO UV-VIS baseia-se em medidas de absorção da radiação eletromagnética, e na interação da matéria com a luz radiante nas regiões ultravioleta e visível do espectro. É utilizada para estudar as transições eletrônicas nas moléculas, como as transições eletrônicas entre orbitais moleculares, fornecendo informações sobre a absorção e emissão de luz pelas substâncias.
Determina tanto compostos orgânicos como inorgânicos. É necessário a análise de uma prova em branco, e seu resultado será descontado das amostras. Tem o objetivo de eliminar o valor acrescido ao resultado de cada amostra devido a presença de interferentes oriundos dos reagentes utilizados.
Quais são as limitações para a Lei de Lambert Beer?
É para soluções diluídas e o meio precisa ser homogêneo e estável e as radiações precisam ser monocromáticas, ou seja, para um único comprimento de onda➔ Quando tem altas concentrações, ocorre desvio da linearidade entre concentração e absorbância
Qual é a condição para uma molécula absorver radiação no UV-Vis?
É preciso que haja na molécula um grupo cromóforo (orgânicos insaturados), porém uma única molécula pode conter vários grupos cromóforos, o que pode resultar em diferentes bandas de absorção para uma mesma molécula.
O que acontece se vários compostos apresentarem o mesmo grupo cromóforo sem a presença de heteroátomos?
Essas estruturas terão a mesma feição espectral e mostrarão quase o mesmo comprimento de onda para a absorção da radiação ultravioleta. Clorofórmio absorve no início da região do comprimento de onda.
INSTRUMENTAÇÃO: Fonte de radiação → monocromador → amostra → detector → amplificador
O sistema precisa ser fechado para evitar a interferência da luz ambiente
Fonte de radiação: Emitir radiação com intensidade suficiente na região desejada, precisa ser reprodutível e de fácil controle.
As lâmpadas de deutério e hidrogênio são para a radiação ultravioleta e as lâmpadas de tungstênio são para a radiação visível.
Seletor de comprimento de onda: Tem como função a seleção do comprimento de onda de interesse para análise. Eles podem ser:
• Filtros: selecionam uma banda estreita de comprimento de onda selecionado e podem ser de absorção que tem um baixo custo, mas são utilizadas apenas na região Vis ou de interferência que são os mais utilizados e servem tanto na região UV quando na Vis, fornecem bandas estreitas de radiação. Esses filtros possuem como diferença a largura das bandas, o de interferência possui bandas mais estreitas e os de absorção bandas mais largas
• Monocromadores: permite fazer uma varredura espectral da amostra, o aparelho tem uma construção robusta e seleciona apenas um comprimento de onda. Consiste em:
• Lentes e espelhos para focalizar a radiação
• Fendas de entrada e saída para restringe radiações desnecessárias
• Elementos de resolução: separa o comprimento de onda de interesse, através de prismas ou redes de difração
Quanto mais estreita a fenda, melhor a resolução do espectro
Depois do monocromador, devemos colocar a amostra em uma cubeta, o material de preferência é o quartzo, pois ele tem aplicabilidade para a região do UV-Vis, enquanto a cubeta de vidro se aplica apenas para o visível e a cubeta de plástico se aplica apenas para o UV.
Detectores convertem a energia radiante em sinal elétrico, tem como requisitos: alta sensibilidade, alta relação sinal/ruido, resposta constante e instantânea. Os detectores mais modernos utilizam transdutores sensíveis para converter sinais baseados em fótons em sinais elétricos, sendo os mais comuns os fototubos e os fotomultiplicadores.
A analise por injeção em fluxo (FIA) envolve a injeção rápida da amostra em um fluxo contínuo de uma solução transporte, suas vantagens são mínima manipulação da amostra, pequeno consumo de amostra, padrões e reagentes, grande velocidade de análise e elevada sensibilidade, exatidão e precisão.
O Fe 2+ não absorve radiação na faixa do UV-Vis portanto, é necessária uma etapa de conversão em espécie absorvente para que o elemento absorva radiação nessa faixa espectral.
O solvente na maioria das vezes é a água, porém, quando trata-se de amostras apolares que precisam ser diluídas em solventes orgânicos, nunca devemos utilizadas compostos que possuam ligação C=O, C=C ou triplas; Devemos nos certificar de que o equipamento esteja bem fechado, pois a luz ambiente pode interferir no resultado; não devemos tocar na cubeta com as mãos sem as luvas, pois a gordura do dedo pode interferir na leitura; devemos utilizar sempre a mesma cubeta para a construção da curva analítica para evitar e não ter alteração no caminho óptico.
...