Uso Do Gás De Ozônio Em Tratamentos Estéticos
Por: GabiBimomedica • 19/5/2023 • Artigo • 933 Palavras (4 Páginas) • 89 Visualizações
Uso do gás de ozônio
em tratamentos estéticos
Projeto de pesquisa em Biomedicina apresentado à Faculdade Estácio de Sá,
palavras-chave: Ozonoterapia, Ozônio, Estética
Resumo
Os tratamentos estéticos que utilizam a terapia com ozônio, conquistam seu espaço no mercado e chamam a atenção por serem menos invasivos que uma cirurgia. Trata-se de um potente antioxidante, anti-inflamatório, analgésico e desintoxicante que estimula o sistema imunológico, acelera o processo de cicatrização, melhora a oxigenação dos tecidos entre outros benefícios. Estudos comprovam também, seu efeito bactericida, virucida, fungicida e antisséptica. Segundo a literatura, a primeira aplicação de gás ozônio foi realizada durante a I Guerra mundial para tratar soldados alemães afetados pela gangrena gasosa, devido a infecções anaeróbicas por Clostridium, que é muito sensível ao O3. A ozônioterapia vem sendo estudada e utilizada em diversas áreas como tratamento complementar com excelentes resultados e benefícios, devido ao seu baixo custo e relativa facilidade em sua aplicação comparada a outas técnicas e fármacos.
No Brasil, a ozonioterapia vem sendo utilizada desde a década de 70, mas somente em 2018 o Ministério da saúde do Brasil anunciou uma expansão das políticas para práticas integrativas em saúde dentro do sistema público de saúde brasileiro (SUS), incluindo a ozonioterapia em uma das PICS.
técnica
A ozonioterapia é realizada através da administração de ozônio no organismo, o gás é composto por 3 átomos de oxigênio (O3) e tem como principal objetivo facilitar a oxigenação dos tecidos, a fim de elevar a resposta do sistema imunológico diminuindo assim o estresse oxidativo e inflamação, isso causa uma cascata de efeitos fisiológicos que beneficiam a funcionalidade do organismo.
A qualidade do oxigênio para produção do ozônio utilizado na ozonioterapia, deve ser rigorosa, pois a concentração de oxigênio na atmosfera varia conforme altitude, temperatura e poluição do ar. Os geradores de ozônio que utilizam oxigênio do ar ambiente é utilizado para purificação de ar e água.
O ozônio, ao contrário da maioria dos outros produtos químicos, não existe método de armazenamento. O ozônio é gerado no local e, devido à sua rápida decomposição, não pode ser armazenado por longos períodos de tempo.
Já o gás ozônio utilizado com fins medicinais trata-se na verdade de uma mistura de gases (95% de oxigênio com 5% de ozônio). O nosso corpo também produz ozônio no processo de ativação de anticorpos. Por isso que a substância é considerada uma molécula biológica (biomolécula).
Vias de aplicação de aplicação:
A aplicação do ozônio pode ser feita de diversas maneiras, que variam de acordo com as necessidades de cada tratamento estético.
Aplicação cutânea – O ozônio é retirado do equipamento por meio de uma seringa que após será utilizada para injetar o gás no paciente, o ozônio é capaz de ativar a circulação periférica e microcirculação, que oxigena os tecidos, estimula a atividade dos glóbulos vermelhos e, por consequência, traz um aspecto excelente para a pele.
Bag – Método menos invasivo, a aplicação é feita colocando o membro a ser tratado dentro de uma “bolsa” a qual será preenchida de ozônio, ficando assim por 20 a 30 minutos
Água Ozonizada – Um recipiente para ozonificar a água
Insuflação Retal – é uma forma sistêmica de aplicar o ozônio de maneira que é complemente indolor e minimamente invasivo, uma mistura de ozônio e oxigênio é introduzida através do auxílio de um cateter no cólon.
CARACTERISTICAS DO OZÔNIO
O gás ozônio é um gás com odores característicos, instável e incolor, constituída por uma molécula formada por três átomos de oxigênio.
Devido a grande instabilidade da molécula de ozônio, deve-se produzir apenas no momento da sua aplicação com um aparelho confiável que consiga medir a concentração de ozônio por meio de fotômetro, assim gerando um ozônio seguro e atóxico (BOCCI,2011)
Conclusão
Vários estudos tanto na medicina humana, veterinária e tratamentos estéticos, comprovam a eficácia e benefícios da ozonioterapia, como uma terapia integrativa e complementar. Existem muitas referências da ozonioterapia em relação às propriedades do ozônio em disfunções estéticas tais como, gordura localizada, estrias, hipercromias, alopecias, flacidez e rejuvenescimento cutâneo apresentando excelentes resultados, sendo considerada como uma alternativa eficiente, segura e com ótimo custo-benefício, com aplicação menos trabalhosa quando comparada a outros tratamentos.
...