Tratamento de agua por semente moringa oleifera
Por: Patrícia Ribeiro • 8/11/2015 • Relatório de pesquisa • 422 Palavras (2 Páginas) • 831 Visualizações
FACULDADE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MONTES CLAROS
Engenharia Produção
Relatório Sincal
MÉTODO ALTERNATIVO PARA TRATAMENTO DE ÁGUA ATRAVÉS DA MORINGA OLEIFERA
Lucas Santos Souza
MONTES CLAROS/MG
09/11/2015
Objetivos:
- Mostrar uma forma de tratamento de água contaminada alternativa e de baixo custo para populações carentes, testando o PH e comprovando assim que a moringa é eficaz.
Materiais:
- Semente descascada da Moringa Oleifera
- Água da Chuva
- Água Barrosa
- Água com óleo queimado usado em automovel
- Becker
- Papel filtro
- Funil de Vidro
- Almofariz e Pistilo
Introdução
A Moringa oleifera Lam pertence à família Moringaceae, que é composta apenas de um gênero (Moringa) e 14 espécies. É uma árvore de pequeno porte, nativa do Norte da Índia, de crescimento rápido, que se adapta a uma ampla faixa de solo e é tolerante à seca. O óleo obtido das sementes pode ser usado no preparo de alimentos, na fabricação de sabonetes e como combustível. As sementes de moringa também vêm sendo aplicadas no tratamento de água em substituição dos coagulantes químicos devido a suas propriedades coagulantes e a sua capacidade de remoção de bactérias O presente trabalho objetivou avaliar o potencial do co-produto (torta) da produção de óleo de Moringa oleifera para o tratamento e clarificação de água. Para isso, foram comparadas as tortas provenientes da extração química e mecânica, separadamente, em extratos preparados em meio salino e aquoso. Esse estudo mostrou que a ação dos coagulantes oriundos da torta de extração química e da torta de extração mecânica são eficientes na remoção da turbidez da água. Sendo que, os extratos produzidos em meio salino apresentaram um maior percentual de remoção de turbidez (98%) quando comparados com os extratos preparados em meio aquoso da torta química e mecânica (90,4% e 60,2%, respectivamente).
Procedimentos:
- Em um Almofariz com auxilio de um Pistilo foram titurados 30 gramas da Semente da Moringa Oleifera.
- Após, em um funil de vidro juntamente com um papel de filtro foram colocados a moringa triturada e água, para que assim coaesse e deixasse a moringa efeito pasta.
- Foram adicionados então essa pasta da moringa na agua recolhida da chuva, na mistura da água com óleo e à então água barrosa.
- Aguardou 24 horas.
- Coou usando novamente o funil e o papel filtro, e obteve-se o resultado.
Resultados:
[pic 1]
Conclusão:
Concluiu-se então que sim, a semente da Moringa Oleifera é um metodo alternativo para o tratamento de água de maneira eficaz e de baixo custo beneficio, tornando assim um meio viável nas regiões carente de água potável.
Referências:
- Apresentação Grupo 58 Sincal – FACIT.
...