Tratamento de materiais processo nitretação
Por: filipe86 • 26/2/2017 • Trabalho acadêmico • 3.283 Palavras (14 Páginas) • 448 Visualizações
[pic 1][pic 2]
R. FREI BRUNO, 201 - JARDIM AMERICA, CHAPECÓ - SC, 89808-400
FILIPE STALTER, ROBSON KNAK
TRATAMENTO TERMOQUÍMICO
CHAPECÓ - SC
2016
FILIPE STALTER, ROBSON KNAK
NITRETAÇÃO
Trabalho apresentado ao Curso Técnico em Mecânica – Senai; Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, para a atividade da disciplina: Tecnologia dos materiais.
Orientador: Profº: Matheus Borges
CHAPECÓ - SC
2016
SUMARIO
INTRODUÇÃO 05
1 GENERALIDADE 06
1.1 APLICAÇÕES. 06
1.2 METODO DE EXECUÇÃO 07
1.3 OBJETIVO 09
1.4 BENEFICIOS 09
2.COMETÁRIO PRATICO 09
3.NIVEL MÁXIMO DE CAMADA 14
4. CUIDADOS QUE GARANTA O PROCESSO 15
5.EQUIPAMENTO 17
6. CONCLUSÃO 20
7. BIBLIOGRAFIA 21
Resumo
A nitretação esta presente em cada vez mais aspectos no dia-a-dia da metal mecânica, por conseguir aumentar a vida útil de um determinado material significativamente, sendo contra o desgaste, corrosão, entre outras. A dureza superficial alcançada no processo vai depender da matéria prima tratada, pois quanto mais elementos de liga conter nela, maior será o resultado, mas antes disso, tende a ser realizado um estudo para ver sua aplicação, pois existem tratamentos para inúmeras aplicações, e este numero tende só a crescer, visando que cada vez mais a tecnologia trazendo a nós processos mais rápidos e seguros, pois tempo é dinheiro. A nitretação a plasma tem se destacado desde o seu surgimento, pela praticidade do processo, por ser um tratamento limpo, tanto para o aço, quanto para o meio ambiente, no Brasil ela surgiu a cerca de 10 anos, e já abrange uma grande área de procura, mas não desmerecendo outros processo, que também são muito utilizados nos dias de hoje, como por exemplo, a Nitretação a gás e banho de sal, que ainda possuem um grande espaço utilizado em termos de tratamento.
INTRODUÇAO
Neste trabalho analisaremos o processo de tratamento termoquímico de nitretação.
Veremos os tipos de nitretação mais utilizados, suas aplicações, método de execução, quais seus objetivo e benefícios comparados os demais tratamentos, as técnicas mais usadas, como obter um tratamento controlado e quais são o equipamento.
1. GENERALIDADE.
A nitretação é um tratamento termoquímico que possibilita a alteração das propriedades naturais dos materiais que é aplicada, a mesma se promove do enriquecimento superficial com nitrogênio e Hidrogênio, ela é muito versátil, pois abrange uma área gigante de aplicações, pois pode ser utilizada em todos os materiais ferrosos, quanto maior a porcentagem de liga existente nos mesmos, maior será a dureza superficial atingida. Como por exemplo, o Cr, Mo, Mn, Al, Ni.
De acordo com Mecânica industrial (2016).[1]
A técnica de nitretação é um tratamento termoquímico de endurecimento superficial, que introduz nitrogênio e hidrogênio na superfície do aço a uma faixa de temperatura entre 500 ° C a 550 ° C, enquanto ele estiver na condição de ferrita[2]. Assim, o processo de nitretação, por um lado, é similar à cementação, método no qual a composição da superfície do metal é alterada; no entanto, esses tratamentos térmicos se opõem considerando que a nitretação envolve a adição de nitrogênio no ferrite, enquanto na cementação a austenita é adicionada. O processo de nitretação pode ser realizado com um mínimo de distorção e com controle dimensional excelente, porque não envolve o aquecimento do metal na fase de austenita[3] e uma subsequente têmpera para formar a martensita[4].
1.1 APLICAÇÕES.
“Segundo, Correia lima, 2016” Os processos de nitretação são utilizados, por ordem de importância, no tratamento de metais ferrosos, metais refratários e, mais recentemente, de alumínio. O processo de nitretação de superfícies se aplica, entre outras, à indústria mecânica, automotiva, hidráulica, de deformação de metais, forjaria; siderúrgica, biomédica e alimentação. O processo é utilizado no tratamento de moldes de injeção de plásticos, de peças automotivas (válvulas, engrenagens, pistões, etc.), moldes de extrusão de alumínio, ferramentas de corte e usinagem de metais, punções de matrizes para corte em geral, tratamento de próteses, etc.
Tabela 1 aplicações típicas da nitretação na indústria metal mecânica
[pic 3]
FONTE: (isoflama, 2016,)
1.2 METODO DE EXECUÇÃO.
Nitretação a gás
Neste processo é utilizada amônia que é injetada no forno aquecido geralmente a 510°C. Esta reação libera nitrogênio atômico que difunde para o aço, o tempo de tratamento varia entre 12 e 120 horas. (Nitretação, Correia lima, 2016)
Nitretação a banho de sal
A nitretação por via líquida é o processo em termos de banho, semelhante ao utilizado na cementação líquida. Neste banho teremos, então, cianeto de sódio ou potássio, carbonato de sódio ou de potássio e cloreto de potássio ou de sódio. Este banho contém entre 30 e 40% de cianeto.
...