Tratamento De Materiais
Exames: Tratamento De Materiais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: anderson_arf • 13/9/2014 • 1.027 Palavras (5 Páginas) • 1.239 Visualizações
13. Quais são as diferenças essenciais dos vários processos de cementação?
Cementação em caixa: é um método fácil, são utilizados carbono material solido a temperatura ambiente; elevar a temperatura entre 85 C e 95 C, podendo chegar a 2mim ou mais na profundidade.
Cementação Gasosa: controla o teor de carbono e da espessura da camada cementada é mais rápida.
Cementação Liquida: este processo é rápido e limpo, permite maiores profundidades de cementação; protege as peças contra corrosão e desabamento; controle do teor de carbono.
Cementação a Vácuo: é usado forno onde se processa a vácuo, temperatura elevada a 950 C a 1040 C. Coloca – se fluxo controlado hidrocarboneto gasoso. Há segunda fase chamasse ciclo de difusão. Controlado atinge teores de carbono e profundidade desejada.
14. Qual a diferença entre cianetação e carbonitretação?
A cianetração é o aquecimento de um aço a uma temperatura acima AJ em banho de sal de cianeto fundido, acarretando a _______ cimento superficial de carbono e nitrocranio simultaneamente. A faixa de temperatura varia de 760 C a 870 C , o tempo, dentro do banho de sal é de 30 a 60 mim e a espessura da camanda cianetado varia de 0,10 a 0,30 mm.
15. Quais são os tratamento térmicos a que usualmente se submetem os ferros fundidos?
Alívio de tensão, recozimento.
Normalização, temperatura e revenido.
Tratamento isotérmicos, endurecimento superficial.
16. Quanto é recomendado o tratamento de alívio de tensões em peças de ligas ferrosas?
É recomendável quando ________ dureza da martensita e estado de tensão internas estão em níveis elevados, recomenda-se fazer o revenido logo após a temperatura ou quando a peça sofre um tratamento a frio (processo de formação mecânica, soldagem, corte por chama, indireitamento, usinagem e se deseja manter propriedades mecânicas de antes.
17. Em que condição de composição química um aço pode ser temperado?
Para ser temperado, o aço deve ter uma porcentagem de carbono entre 0,3% a 0,6% de carbono, pois antes d 0,3% de carbono o aço, pega pouca temperatura. Tem baixa temperabilidade e após 0,6% de carbono o material apresenta fragilidade por ter ________ de dureza.
18. Quais são as estruturas que resultam do revenido de um aço grosso temperado?
As estruturas resultantes do revenido são:
• Entre 100 e 250 C, ocorre a precepitação de um carbono de ferro de reticulado hexa cronal e a dureza cai a cerca de 60 Rc.
• Entre 200 e 300 C, a dureza Rc continua a cair, e alguma ciustenta que pode estar retirada tende-se a transformar-se em bainita.
• Entre 250 e 350 C, forma-se um carboneto que promove uma mudança sensvel na estrutura, esta se apresenta como uma massa escura denominada troostita, com uma ureza de 50Rc.
• Entre 400 e 600 C, os carbonetos adquirem uma formação esfeirodal sobre um fundo de ferrita ferna circular, essas estruturas são chamadas de corbiticas, e sua dureza vaia de 45 a 25Rc.
• Entre 600 e 700 C, ocorre rearistalização e crescimentodo grão e a carmenita passa apresentar – se de forma esferoidal, essa estruturaé chamada esferoidita, que é muito tênar com dureza de 5 a 20Rc.
19. Quais as diferenças entre recozimento e normalização sob o ponto de vista de efeito na estrutura e nas propriedades de um aço?
Feozimento: visa remover tensões, diminuir a dureza, aumentar a duetilidade e regularizar a textura bruta da fusão, a estrutura resultante é ferrita mais perlita (hipocutetatoidal, perlita mais cementita (hipereutetodal ou somente peralita leuletoidal).
Normalização: os objetos são os menor do recozimento, com diferença de que se procura obter uma granulação mais fina e mais uniforme, já portanto melhorar propriedade mecânica.
20. O que é steadita? Em que liga ferro carbono aparece?
A steadita é um constituinte de natureza eutetica, compreendendo partícula de fosfeto e carboneto de ferro, com baixode fusão ocorre em áreas intertentricas formando uma reareação, pois são áreas
...