Tratamentos térmicos
Pesquisas Acadêmicas: Tratamentos térmicos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: isamarcante • 13/11/2014 • 570 Palavras (3 Páginas) • 276 Visualizações
INTRODUÇÃO
Desde o descobrimento dos metais até o tempo de hoje ele vem sendo estudado, para facilitar sua aplicação. Os processos de tratamentos térmicos são eficazes melhorando sua estrutura e suas propriedades mecânicas. Não é nossa pretensão apresentar um estudo profundo da matéria, dado à sua abrangência, apenas, pretendemos introduzir as noções fundamentais das atividades de tratamento térmico e o relativo comportamento dos aços, nas suas diversas fases e processos. De modo geral, o tratamento térmico consiste em aquecer e resfriar uma peça de metal para que ela atinja as propriedades mecânicas desejadas como dureza, elasticidade, ductilidade, resistência à tração, que são as chamadas propriedades mecânicas do metal. O tratamento térmico está associado diretamente com o tipo de material. Portanto, deve ser escolhido desde o início do projeto. E a finalidade deste é alterar as microestruturas. O tratamento térmico sofre influencias da temperatura, velocidade de resfriamento e do tempo.
Tempo
O tempo de tratamento térmico depende muito das dimensões da peça e da microestrutura desejada. Quanto maior o tempo, maior a segurança da completa dissolução das fases para posterior transformação e maior será o tamanho de grão.
Temperatura
Depende do tipo de material e da transformação de fase ou microestrutura desejada.
Velocidade de Resfriamento
É o mais importante porque é ele que efetivamente determinará a microestrutura, além da composição química do material. Depende do tipo de material e da transformação de fase ou microestrutura desejada. Os principais meios de resfriamento são:
Ambiente do for no
Ar
Banho de sais ou metal fundido
Óleo
Água
Soluções aquosas de NaOH, Na2CO3 ou NaCl
OBJETIVO
Realizar tratamentos térmicos visando alterar as microestruturas e como consequência alterar as propriedades mecânicas das ligas metálicas citadas abaixo:
Remoção de tensões internas;
Aumento ou diminuição da dureza;
Aumento da resistência mecânica;
Melhora da ductilidade;
Melhora da usinabilidade;
Melhora da resistência ao desgaste;
Melhora da resistência à corrosão;
Melhora da resistência ao calor;
Melhora das propriedades elétricas e magnéticas.
As possíveis microestruturas que podemos encontrar após os tratamentos térmicos são:
Perlita
Ocorre quando um aço eutetoide e resfriado lentamente através da temperatura eutetoide, forma-se lamelas alternada de cementita e ferrita.
Fig. 1 - Microestrutura (α e 〖Fe〗_█(3@) C)
Bainita
Bainita é um microconstituinte dos aços. Formada a partir de um condicionamento térmico de resfriamento rápido (aproximadamente 103 a 104 segundos) da austenita em temperaturas que variam de 200 a 540°C, composta por cementita e ferrita.
Fig. 2 – Estrutura da Bainita
Martensita
...