TÉCNICAS CONSTRUTIVAS EM DRYWALL E APLICABILIDADE NA ALTERAÇÃO DE USO EM UMA EDIFICAÇÃO
Por: anneleid • 6/8/2018 • Trabalho acadêmico • 1.787 Palavras (8 Páginas) • 244 Visualizações
TÉCNICAS CONSTRUTIVAS EM DRYWALL E APLICABILIDADE NA ALTERAÇÃO DE USO EM UMA EDIFICAÇÃO
Leiriane Andrade de Matos
MANAUS/AM
2017
LEIRIANE ANDRADE DE MATOS
TÉCNICAS CONSTRUTIVAS EM DRYWALL E APLICABILIDADE NA ALTERAÇÃO DE USO EM UMA EDIFICAÇÃO
[pic 4]
MANAUS/AM
2017
Leiriane Andrade de Matos
TÉCNICAS CONSTRUTIVAS EM DRYWALL E APLICABILIDADE NA ALTERAÇÃO DE USO EM UMA EDIFICAÇÃO
Monografia apresentada ao Centro Universitário do Norte, como requisito para obtenção da graduação no curso de Engenharia Civil.
Aprovada em _____/______/______
Banca Examinadora:
______________________________________
Presidente
______________________________________
Membro
______________________________________
Membro
MANAUS/AM
2017
DEDICATÓRIA
Dedico este trabalho ao meu esposo e amigo Daniel Oliveira, meus filhos José Henrique e João Vitor. E aos meus pais Maria da Conceição de Oliveira Matos e José Dias Matos.
AGRADECIMENTOS
“O Código do Debate de ideias é o alicerce do processo de formação de pensadores, o segredo que fundamenta intelectos livres, destemidos, intrépidos, seguros, participativos. É o código que habilita a trabalhar em equipe, interagir, trocar experiências, romper o cerco da insegurança”.
Augusto Cury
INTRODUÇÃO
Em um momento onde acontece uma grande evolução tecnológica a construção civil vem sofrendo diversas mudanças isso acontece, porque é necessário melhorar, para atender as necessidades, da geração tecnológica existente. E por isso todos os dias novos avanços são idealizados, para acelerar as construções, sem perca de sua qualidade, o desenvolvimento de técnicas construtivas condizentes com a velocidade deste crescimento,
O emprego do Drywall na construção civil vem sendo utilizado em uma escala crescente a cada ano em todo o mundo. Tal fato se deve, por este material apresentar ótima durabilidade, proporcionar aspecto estético agradável além de valorizar o imóvel.
Esse material tem tido grande uso nas construtoras e proprietários das edificações, é conhecido popularmente como gesso acartonado. Basicamente é formado por chapas feitas de gesso comum, encapadas por cartão duplex, estruturadas por perfis metálicos. Sua fabricação é feita por meio de máquinas, onde é elaborada uma mistura de água, gesso e aditivos, e a mesma é cilindrada, definido assim a sua forma, após esses processos a chapa é cortada e secada, ficando pronta para ser armazenada, e depois encaminhada para uso. Encontra-se em diversas espessuras, e seu peso é bem inferior com relação às estruturas de alvenaria comum.
O presente estudo define os conceitos das técnicas construtivas em Drywall e a aplicabilidade na alteração de uma edificação em um ambiente interno, sempre destacando a forma correta de execução. Este tema se mostra de grande importância à sociedade, pois interfere diretamente na praticidade no conforto físico e estético dos usuários das edificações, tendo em vista que por possuir uma espessura menor em comparação com os blocos de alvenaria, é uma boa alternativa para compor divisórias internas, promovendo um ganho de aproximadamente 5% de área útil, conferindo mais espaço ao ambiente, Pode-se ter a certeza que o assunto tratado irá trazer conhecimentos de grande validade aos engenheiros, arquitetos, técnicos, alunos acadêmicos da área e aqueles que possam apresentar interesse pelo assunto.
Objetivo Geral:
Abordar as técnicas construtivas em Drywall em divisórias de ambientes internos, demonstrando de forma clara todas as etapas, desde a escolha de material ate seu acabamento final, realizando também um comparativo entre este material e a alvenaria convencional de tijolos cerâmicos, analisando os custos, tempo de execução e mão de obra, contribuindo como base de conhecimento técnico de profissionais, estudantes e a sociedade em geral.
Objetivos Específicos:
- Adquirir através de pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, conhecimento sobre as técnicas do sistema Drywall.
- Demonstrar a respeito do sistema Drywall, as especificações, classificações, composição estrutural e aplicabilidade adequada a determinado ambiente;
- Realizar levantamento técnico em uma edificação escolhida como estudo de caso, servindo como objeto de estudo para um projeto de aplicação do Drywall, por meio de medições, fotografias e obtenção dos dados a respeito da estrutura da edificação.
- Demonstrar a possível solução técnica para alteração de uma edificação de serviços em uma edificação residencial unifamiliar, tendo como base um programa de necessidades.
- Gerar um estudo que sirva de base aos que venham necessitar de conhecimento técnico a respeito do sistema de Drywall.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Sobre a origem do uso do Drrywall conforme Hardei (1995), sua primeira versão, era conhecida como Sackett Board, composta por três camadas finas de gesso, uma separada da outra por uma folha de feltro, com o conjunto revestido por cartão, mais tarde, a chapa ganhou a configuração atual com miolo único, sem as divisões iniciais. Sackett Board foi inventado em 1894 por Augustine Sackett e Fred Kane. O uso de placas de gesso na construção começou no final do século 19, depois de Agustine Sackett patenteado "Sackett Board".
...