USO E APLICABILIDADE DA ABORDAGEM COMUNICATIVA NO ENSINO DE LÍNGUAS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
Por: gabriel covari • 16/2/2018 • Monografia • 5.947 Palavras (24 Páginas) • 470 Visualizações
GABRIEL FRITZ COVARI
USO E APLICABILIDADE DA ABORDAGEM COMUNICATIVA NO ENSINO DE LÍNGUAS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
Monografia apresentada ao curso de Letras – Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa como exigência para a obtenção do grau de licenciatura em Letras, sob orientação da Professora Mestranda Fernanda de Mello Cardoso.
Rondonópolis-MT
2018
DEDICATÓRIA
À minha família, por sua capacidade de acreditar em mim, e investir em mim. Mãe, seu cuidado e dedicação me deram sempre esperança para seguir. Pai, sua presença sempre me trouxe segurança e certeza que não estava sozinho na caminhada.
Aos alunos e professores do Curso de Letras-Habilitação em Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus de Rondonópolis.
AGRADECIMENTOS
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo analisar algumas considerações teóricas e práticas sobre a abordagem comunicativa a fim de discutir sobre a sua aplicabilidade no processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa. A partir de um estudo bibliográfico e entrevista com uma professora e pesquisadora familiarizada com o método, teve como foco foi analisar algumas produções teóricas e a visão da participantesobre a abordagem comunicativa. É proposta uma reflexão sobre a necessidade de o professor de línguas ponderar sobre as possibilidades e os impasses da aplicabilidade da abordagem comunicativa em contextos de ensino eaprendizagem da língua inglesa, bem como desenvolver um contexto intercultural dentro do ambiente da sala de aula, junto dos alunos. [a]
Palavras-chave: Linguagem. Ensino e aprendizagem. Abordagem Comunicativa.
ABSTRACT
This article aims to theorize the application of the communicative approach in the teaching-learning process of the English language based on a bibliographic study and interview with a teacher familiar with the method. First, the focus was analyzing some theoretical and practical productions about the communicative approach, in order to discuss its applicability in the teaching-learning process of the English language in the scope of public education at the elementary and high school levels. Secondly, the work aims to problematize the use of the approach in the teaching-learning process of the English language. Finally, it includes a reflection on the need for the language teacher to consider the possibilities and the impasses of the applicability of the approach in teaching-learning contexts of the English language, as well as to develop an intercultural context in the classroom environment, with the students.
Keywords: language; teaching and learning; communicative approach.
SUMÁRIO[b]
1 INTRODUÇÃO 9
2 ABORDAGEM COMUNICATIVA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES 15
3 PERCURSO METODOLÓGICO 18
4 ANÁLISE DOS DADOS 20
5 CONSIDERAÇÕES 24
REFERÊNCIAS 26
1 INTRODUÇÃO
Há muitas décadas diferentes perspectivas linguísticas vêm sendo integradas nas perspectivas sobre ensino e aprendizagem de línguas, entre elas a Abordagem da Gramática e da Tradução (AGT), a Abordagem Direta (tradicionalmente "Método Direto"), Abordagem para a Leitura (tradicionalmente "Método da Leitura"), Abordagem Audiolingual, e a Abordagem Comunicativa (AC) (LEFFA, 1988).
Evidenciados abaixo, esses métodos são descritos de forma breve por Pedreiro (2013) em um artigo no qual ela discute os principais métodos de ensino e aprendizagem de línguas e suas características. A autora caracteriza-os:
[...] o método Grammar Translation foi utilizado no ensino de línguas, em vários países, durante séculos. O método em questão, tem o seu foco nas regras da gramática como base para a tradução da língua estrangeira para a língua materna. [...] (PEDREIRO, 2013, p. 4).
Percebe-se que o método GT é um datado, porém ainda utilizado, sendo um dos mais escolhidos pelos educadores no Brasil. Embora seja um método que seja antigo, não se tornou antiquado, e, se bem aplicado, nas circunstâncias corretas, tendo em mente o objetivo de se desenvolver habilidades de tradução textual, pode apresentar resultados positivos.
[...] O Método Direto é, praticamente, tão antigo quanto o método GT. O MD surgiu após algumas ideias de reforma, tendo, então, prevalecido o MD. O MD é caracterizado sobretudo pelo uso da língua-alvo como meio para instrução e comunicação em sala de aula, e os alunos devem aprender a pensar na língua-alvo o quanto antes. [...] (PEDREIRO, 2013, p. 5).
O Método Direito é um dos métodos mais utilizados no ensino de línguas em nosso país, juntamente ao GT. A ideia é que o aluno tenha uma imersão completa na língua-alvo, sendo incentivado a falar, ler, ouvir, escrever, e formular seus pensamentos utilizando-a. Assim, o ensino se aproximaria da forma em que as pessoas aprendem a sua primeira língua.
[...] A Abordagem Comunicativa surge tentando atender as necessidades de aquisição de línguas por parte de imigrantes e outros que tivessem necessidade de aprender uma LE – a finalidade é “usar” a língua em situações reais, “comunicar-se” realmente na LE, enfim, adquirir uma competência comunicativa na língua-alvo. [...] (PEDREIRO, 2013, p. 8).
Diferente dos métodos anteriores, a AC foca em criar situações que simulem aquelas vividas no cotidiano. Em tais situações, os alunos podem se identificar melhor com a aplicabilidade do que foi visto em sala em suas vidas, assim associando mais facilmente as capacidades desenvolvidas na sala de aula às situações enfrentadas no dia a dia, como prestar atendimento a um cliente, ser o consumidor em busca de compras/serviços, se comunicar num aeroporto internacional, etc.
...