UNESP - Inst. Elétricas
Por: Leonardo Oliveira Lima • 8/7/2020 • Trabalho acadêmico • 607 Palavras (3 Páginas) • 150 Visualizações
Questões sobre Vídeo 02
- - Qual a natureza das correntes e tensões elétricas fornecidas para as instalações elétricas residenciais, comerciais e industriais?
As residências recebem corrente do tipo alternada. Nesse sistema de corrente elétrica, os elétrons mantém um movimento de ida e volta, já que as polaridades se invertem constantemente. Os aparelhos eletrônicos funcionam por uma corrente contínua e com baixas tensões, mas como são alimentados por corrente alternada, possuem dispositivos que tornam contínua a corrente (retificador) e abaixam a voltagem para valores adequados de funcionamento (transformador).
- Quais são os parâmetros característicos de uma função (de natureza) senoidal?
Uma Função senoidal possui a aparência de y(t) = Ym . cos(ω.t + θ), onde:
- Ym representa o valor máximo da função;
- ω.t representa a frequência com que se repete;
- θ representa o ângulo de fase.
- Por que é conveniente utilizar o valor eficaz de uma onda senoidal? Como ele é calculado?
Porque ao realizar operações de multiplicação e divisão é muito mais simples utilizar a representação na forma polar. Na forma polar o valor eficaz entra na representação no lugar do valor máximo.
O valor eficaz é dado por:
- Qual é a importância de representar uma onda senoidal por um número complexo? Qual a notação utilizada para representá-lo?
Os números complexos permitem uma representação mais simplificada da equação, além disso essa representação também simplifica operações de multiplicação e divisão. A onda senoidal é representada com números comlexos da seguinte forma:
Z'=Z /_α
- Como se obtém o complexo conjugado de um número complexo? Qual a notação utilizada para representá-lo?
Basta alterar o sinal do número complexo para se obter o conjugado. Ele é representado por:
Z'*=Z /_-α
ou
Z'*=a-jb
- O que um fasor representa? Como ele é apresentado na forma cartesiana (também chamada de retangular)? E na forma polar?
O fasor, é uma representação de uma função senoidal cuja amplitude (A), frequência angular (ω) e fase (θ) são invariantes no tempo.
Forma polar: Z'=Z /_α
Forma cartesiana: Z'=a+jb
Qual a forma (cartesiana ou polar) mais conveniente para somar dois (ou mais) fasores? E para multiplicar?
Para somar é mais conveniente utilizar a forma cartesiana enquanto que em multiplicação e divisão é mais comum utilizar a forma polar.
Como é feita a antitransformação de um fasor?
Para se obter o Ym basta multiplicar Y por raiz de 2, ω.t se mantém o mesmo da função inicial e θ se torna o novo ângulo achado na operação realizada.
O que é impedância? Associada a um resistor, a um indutor e a um capacitor?
Impedância é a medida da capacidade de um circuito de resistir ao fluxo de uma determinada corrente elétrica quando se aplica uma certa tensão elétrica em seus terminais. Em outras palavras, impedância elétrica é uma forma de medir a maneira como a eletricidade "viaja" em cada elemento químico.
...