UTILIZAÇÃO E TRATAMENTO DE ÁGUAS PLUVIAIS: APLICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO NA FACULDADE FEITEP
Por: Fábio Alexandre • 26/11/2017 • Projeto de pesquisa • 1.696 Palavras (7 Páginas) • 443 Visualizações
FEITEP – FACULDADE DE ENGENHARIAS E ARQUITETURA
FÁBIO ALEXANDRE CAJUEIRO
UTILIZAÇÃO E TRATAMENTO DE ÁGUAS PLUVIAIS: APLICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO NA FACULDADE FEITEP
MARINGÁ - PR
2017
FÁBIO ALEXANDRE CAJUEIRO
UTILIZAÇÃO E TRATAMENTO DE ÁGUAS PLUVIAIS: APLICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO NA FACULDADE FEITEP
Projeto de pesquisa apresentado a FEITEP – Faculdade de engenharias e arquitetura, como requisito parcial para a obtenção da nota da disciplina de TCC I
Profª Me Livia Fernanda
MARINGÁ
2017
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
1.1 TEMA 4
1.2 PROBLEMA DE PESQUISA 4
1.3 JUSTIFICATIVA 4
1.4 OBJETIVOS. 5
1.4.1 Objetivo geral 5
1.4.2 Objetivos específicos 5
2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 6
3 REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
A água é um recurso natural presente na natureza e sua abundancia permite o desenvolvimento da vida em todos os locais. Embora esteja presente em grande quantidade, isso não significa que seja própria para consumo. Graças aos avanços da humanidade, e a falta de conscientização, a crescente poluição desse bem tão precioso continua a crescer.
Segundo dados da ONU (ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS), em 2025, cerca de dois terços da humanidade estará sujeita a problemas de abastecimento. Diante de tal cenário, é necessário que a população se conscientize que a água não é um bem inesgotável, e passe a adotar medidas de preservação e reuso da água.
Dentro desse contexto, é necessário buscar métodos alternativos para a utilização eficiente da água, um método que vem ganhando espaço é a captação de águas pluviais para fins não potáveis, pela facilidade de manutenção, manuseio e segurança.
A água reaproveitada pode ser utilizada na recarga do lençol freático, na geração de energia, na irrigação, na reabilitação de corpos d’água e industrial, na refrigeração de equipamentos, na lavagem de ruas e feiras livres, na limpeza de monumentos, em sistemas de controle de incêndio, na limpeza de banheiros e pátios, em descargas sanitárias, nas fontes luminosas, etc. Em vários países do mundo o reuso planejado da água já é uma solução adotada com sucesso em diversos processos (Aquastock, 2005).
Afim de buscar a realizar o uso da água de forma consciente e minimizar problemas ambientais, est projeto de pesquisa propõe estudar a viabilidade e dimensionamento de um sistema de captação de águas utilizando a instituição de ensino FEITEP.
Observando as situações acima, é possível compreender um pouco mais sobre o projeto, de modo a elaborar e colocar em prática. Sendo um modelo prático para aplicação em outras situações.
1.1 TEMA
Utilização e tratamento de águas pluviais: Aplicação e desenvolvimento na faculdade FEITEP.
1.2 PROBLEMA DE PESQUISA
A água é um bem abundante? Seu uso indiscriminado não causa nenhum tipo de problema ambiental? Os seres humanos terão água limpa para sempre? É o que buscaremos descobrir com este projeto de pesquisa.
1.3 JUSTIFICATIVA
Atualmente, o termo reciclar tem ganhado bastante destaque no mundo acadêmico, pois existem diversas situações das quais esse tempo pode ser empregado. Aqui, temos a água que vem das chuvas, e por estarmos em uma região onde chove boa parte do ano, podemos buscar métodos de captação e a implantação de um sistema onde essa água pode ser tratada de forma simples e utilizada a fim não potável.
A implantação deste sistema, se dará no ambiente acadêmico FEITEP. Analisando a instituição como um todo, compreende-se que utiliza muita água que poderia ser utilizada para consumo humano sendo desperdiçada em tarefas domésticas ou simplesmente descartada na eliminação de dejetos humanos e isso é muito preocupante.
Analisando este contexto, será elaborado um sistema que busca aproveitar a maior quantidade de água possível, água que seria absorvida pelo meio ambiente e voltaria para o ciclo natural de água.
Contará com um sistema complexo de cisternas e caixas d’agua para alimentar os aparelhos sanitários e afazeres domésticos, filtros simples com malhas finas irão realizar a separação dos detritos provenientes do ambiente tais como poeira e folhas e ainda o cloro para desinfecção e medidas constantes de PH, para que atenda as condições mínimas para o uso.
1.4 OBJETIVOS.
1.4.1 OBJETIVO GERAL
Realizar um estudo para a criação de um sistema de coleta de precipitação no campus da faculdade, afim de reutilizar a água para fins não potáveis.
1.4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, estão apontados os objetivos a serem atingidos com esta pesquisa:
- Realizar os cálculos e dimensionamento do sistema para a captação de águas das chuvas na estrutura física já existente;
- Desenvolver o sistema de filtragem;
- Distribuir a água tratada para seus devidos fins.
2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Robin Clarke e Janet King, pesquisadores norte-americanos, mapearam e projetaram o uso de recursos hídricos pela população mundial até o ano de 2050, onde grande parte da população mundial sofreria por conta da escassez de água. Seu estudo (CLARKE, KING 2006) compõe todo o tipo de uso da agua por parte da sociedade, dentre eles pode-se destacar o uso sanitário, o uso industrial e o uso para a irrigação. CLARKE e KING 2006 ressaltam que o volume de água presente no planeta é constante, no entanto, a população tende a aumentar em contrapartida o uso de água também. Com isso deve-se adotar medidas de reuso de recursos hídricos a fim de suprir as demandas populacionais. Em concordância com o quadro mundial exposto por CLARKE e KING 2006, está o Atlas Brasil, descrito pela Agência Nacional de Águas (ANA), expõe medidas de exploração dos mananciais, de tratamento de esgoto e reuso de águas.
...