Resenha Faculdade para o Desenvolvimento Amazônico
Por: VBAANNA • 30/7/2023 • Resenha • 1.213 Palavras (5 Páginas) • 78 Visualizações
Faculdade para o Desenvolvimento Amazônico- FADESA
Anna Beatriz Gomes Miranda
2023
Faculdade para o Desenvolvimento Amazônico- FADESA
Relatório desenvolvido baseado na palestra assistida por alunos,
Feito sob normas da ABNT, faculdade para o desenvolvimento amazônico -FADESA-, aluna Anna Beatriz gomes Miranda 1º período de direito matutino.
Docente: Prof. Me. Dionis Soares
2023
[pic 1]
Faculdade para o desenvolvimento amazônico – FADESA
Disciplina: Filosofia do Direito
Docente: Prof. Dr. Gustavo Farias
Discente: Anna Beatriz Gomes Miranda
Turma: DIR1M- A- 1º Semestre
Resenha Critica “A relevância do estudo da filosofia para o direito”
A resenha apresenta-se uma análise, onde será relacionada com o artigo apresenta uma visão um pouco critica ao assunto. Artigo escrito por Fabio almeida barros e Técio Teixeira soares onde os autores irão apresentar a importância da filosofia do direto e como ela contribui para essa formação .
O artigo está dividido em 4 seções. Na qual a primeira é destinada a introdução, a segunda fala sobre a filosofia, a terceira destrinchar sobre a filosofia do direito, e à última ela expõe a conclusão.
Os autores começa o artigo abordando perguntas, nas quais perguntadas á alunos do primeiro semestre poucos ou quase nenhum saberá responder, ainda no mesmo paragrafo o autor revela que “o artigo pode ser resumido na seguinte questão : qual o papel da filosofia do direito na formação integral e profissional do direito ?”. além disso os autores mostram como a importância da crítica, em uma obra de Bittar e Almeida, onde fala que a filosofia do direito e um saber crítico sobre normas jurídica e a ciência do direito, bem como mostrando que tal filosofia se torna um instrumento no pensar jurídico, no qual o indivíduo terá um olhar mais observador e crítico olhando o bem-estar pessoal e social.
Em analise os autores mostra que a o berço da filosofia nasce na Grécia com Tales de Mileto com seu pensamento que todas as coisas são feitas da água, e ali acredita-se que nasce a filosofia e a ciência. Assim, sabe que a filosofia e a ciência ela vai sair de um âmbito de investigação e hipóteses com a existência de muitas vezes de uma lógica, os autores referem-se também que a ideologia e os cosmos eram acessíveis a racionalidade humana, desse modo eles interpretavam a vida, sociedade e o mundo. E a parte disso começa o nascimento da filosofia e ciência, além disso, outros filósofos surge como Sócrates, na qual os autores mostra que ele era oposição aos sofistas que idealizavam uma visão metafisica de realidade e do materialismo e da experiencia.
Outra analise, os autores também mostra a filosofia clássica e a medieval onde a clássica discute sobre questões que devem ser consideradas para a construção de uma sociedade honesta e solidaria e a medieval ela tinha um caráter cristão, onde mostra a valorização do homem sendo o centro de um mundo, ou autores fazem também uma critica “ esse homem é dotado de uma razão confiável o bastante para poder descarta toda realidade que não se harmoniza com a ideias e com os valores encapados por essa razão”, mostra que aqueles que não segue de tal modo esse homem que pode ser malvisto pela sociedade. Observa seno artigo essa questão hodierna no mundo onde hoje têm o homem já tem autonomia do mundo e da cultura não seguindo uma religião ou autoritarismo. Além disso com a revolução francesa temos elementos sociopolíticos que atua até hoje, posteriormente teremos a filosofia contemporânea onde os autores mostram a pluralidade desses interesses.
A partir desse modo, entremos na filosofia do direto onde percebemos a relação com essa parte investigativa critica fica muito aparente, os autores mostram que Maquiavel rompe o ideal moral com forte influência do cristianismo, com isto, autores cita Imanuel Kant onde ele critica a razão pura, crítica da razão prática e a crítica do juízo. Portanto a partir disso, os autores abordam a importância da se constrói um conceito filosófico afim de permiti do jurista compreender sua própria atividade em campo jurídico, nessa reflexão percebe que a filosofia do direito mostra que precisar aprender a desenvolver a capacidade de questionar e investigar, e reconhecer a resposta e submetê-las a novas investigações. Além disso os autores cita Colllingwood Filosófico britânico, na qual defende a filosofia “não e fazer pensar, mas fazer pensar melhor; pois fortalece a habilidades que já possui e o desafia sobre certos conceitos e tradições”, isso mostra que os outros propõem a questão do questionar e pensa opinião sobre tal assunto.
...