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Unidade 8

Pesquisas Acadêmicas: Unidade 8. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  7.605 Palavras (31 Páginas)  •  305 Visualizações

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EAD

Processo de Desenvolvimento

de Software – Modelagem de

Classes 4

1. OBJETIVOS

• Obter uma visão geral da fase de análise.

• Conhecer, identificar e modelar classes e objetos em diagramas da UML.

• Conhecer o modelo de classes.

• Entender o artefato glossário.

2. CONTEÚDOS

• Visão geral da fase de análise.

• Representação de classes: nomenclatura, atributos, operações e relacionamentos.

• Representação de objetos.

• Os estágios do modelo de classes.

• Modelo de classes: diagrama de classes e diagrama de objetos.

• Glossário.

3. ORIENTAÇÕES PARA O ESTUDO DA UNIDADE

Antes de iniciar o estudo desta unidade, é importante que você leia as orientações a seguir:

1) Para dar continuidade aos seus estudos, é importante que não fiquem dúvidas. Por

isso, sugerimos que, se necessário, retome os conteúdos vistos até o momento.

116 © Análise e Projeto de Sistemas

2) Certifique-se de ter compreendido bem os conceitos relacionados aos Casos de Uso.

Eles têm importância fundamental na descoberta das classes.

3) Antes de iniciar o desenho de um diagrama de classes, procure entender bem de que

forma as classes podem ser relacionar.

4) Lembre-se que a modelagem de um software é feita a partir de vários diagramas. De

nada adianta saber utilizar uma ferramenta para desenhar um diagrama se os conceitos

aplicados a ele não estiverem bem compreendidos.

5) Se encontrar dificuldades, não desanime. Entre em contato com seus colegas de curso

e com seu tutor. Faça parte desta comunidade colaborativa de conhecimento.

6) Você pode verificar no seu dia a dia que cada objeto tem identidade própria, em que

duas coisas, mesmo que exatamente iguais, não podem ser consideradas idênticas,

pois, minimamente, não ocupam o mesmo lugar no espaço.

7) Foi apresentada uma forma de identificação de classes por meio da técnica de análise

dos casos de uso. Procure outras formas de identificação de classes utilizando

esta mesma técnica. Depois, veja mais algumas técnicas diferentes da apresentada.

Se você encontrar dificuldades, não desanime! Seu tutor e colegas podem ajudá-lo no

esclarecimento de suas dúvidas.

8) Depois de criado o modelo de classes de análise, faça uma comparação entre ele e

o modelo de casos de uso para verificar a consistência entre os dois modelos (por

exemplo, classes que não participam da realização de casos de uso é um tipo de inconsistência).

4. INTRODUÇÃO À UNIDADE

A Unidade 3 apresentou as etapas para o desenvolvimento de um software, independentemente

de sua abordagem. Além disso, apresentou os primeiros conceitos relacionados à

abordagem da análise e projeto orientados a objetos. Teve a oportunidade também de conhecer

uma UML e os diversos diagramas que ela contém e estudou, ainda, como são levantados os

requisitos para um sistema e, a partir deles, construir os casos de uso e o diagrama de casos de

uso.

Esta unidade trata dos aspectos de desenvolvimento de software relacionados à fase da

análise. Além de entender as atividades compreendidas nesta fase, você aprenderá a identificar

e modelar classes e objetos em diagramas da UML. Estudará, em detalhes, a modelagem das

classes, que são os elementos mais importantes da Orientação a Objetos.

É fundamental que você saiba que o modelo de classes refere-se ao aspecto estrutural

estático do sistema. Portanto, continuando pelo ciclo de desenvolvimento de sistemas, estudaremos

a fase da análise, aprofundando as atividades que são desenvolvidas e os artefatos

produzidos.

Problematizando o tema

Como se configura uma classe de objetos em um domínio de estudo de determinado sistema?

Por que as classes são tão importantes? É possível uma classe existir sozinha, ou ela pode se

relacionar com outras? Reflita sobre estas questões, considerando o conhecimento prévio que

possui, e fique atento ao texto desta unidade, buscando a resposta para elas.

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Claretiano - Centro Universitário

© U4 – Processo de Desenvolvimento de Software – Modelagem de Classes

5. VISÃO GERAL DA FASE DE ANÁLISE

A fase de análise está relacionada à compreensão dos requisitos para a descoberta da solução

do problema proposto pelo sistema.

Vimos, na unidade anterior, que os requisitos são descritos em um documento chamado

especificação de requisitos. Assim como os requisitos, é necessário que o desenvolvedor, após

compreender

...

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