Unidade De Entrada E Saída
Resenha: Unidade De Entrada E Saída. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: elesqueves • 16/12/2014 • Resenha • 296 Palavras (2 Páginas) • 242 Visualizações
A unidade de Entrada/Saída (da UCP) é o elo de ligação entre ela e o “mundo exterior”, ou seja, o restante do circuito do computador. Essencialmente ela comunica a UCP com a memória principal e com os dispositivos de Entrada e Saída do computador (não confundir com a unidade de E/S da própria UCP).
Como vimos acima, a UCP é ligada ao mundo exterior por três barramentos distintos: o de dados, o de endereços e o de controle. Os dois primeiros transportam valores correspondentes, respectivamente, a dados e endereços e o terceiro os sinais de controle.
A unidade de Entrada/Saída (E/S ou I/O, de “Input/Output”) tem duas funções básicas. A primeira é transferir valores (endereços ou dados) entre os componentes externos e os internos da UCP. A segunda é adequar os sinais de controle para transitar de dentro para fora da UCP e vice-versa, pois os componentes internos da UCP são delicados e não suportariam as tensões e correntes elétricas usadas para transportar os sinais através do barramento.
Enquanto os circuitos internos da UCP se comunicam diretamente com o barramento de controle através da unidade de E/S, a comunicação com os barramentos de dados e endereços é feita através de dois registradores específicos que fazem parte da unidade de E/S, o Registrador de Dados da Memória (RDM) e Registrador de Endereços da Memória (REM), respectivamente.
A unidade de E/S pode ser simples, composta apenas pelos registradores REM, RDM e de um amortecedor de sinais, até unidades muito complexas, que incluem cache de memória interno (ou de nível 1, como veremos adiante) e multiplicadores de freqüência (nas UCP modernas, que operam com freqüência diferente da do barramento).
...