Unificada: Eletroquímica
Por: Beatriz Anholon • 8/3/2016 • Relatório de pesquisa • 324 Palavras (2 Páginas) • 188 Visualizações
Eletroquímica é o ramo da química que realiza estudos acerca de conversões de energia química (oxirredução) em energia elétrica e também sobre o que ocorre no processo inverso, a eletrólise. Portanto, a eletroquímica é dividida em duas partes:
I. Conversão de energia química em energia elétrica;
II. Conversão de energia elétrica em energia química.
Este relatório tratará em particular do processo denomina eletrólise, sendo que esta pode ser dividida em dois tipos: ígnea – processo utilizado, principalmente, para a produção de metais e que ocorre a passagem de corrente elétrica em uma substância iônica liquefeita; aquosa – processo no qual passa uma corrente elétrica por um meio no estado líquido que contém íons, produzindo assim reações químicas.
A eletrólise acontece em uma célula eletrolítica, que retém o eletrólito e dois eletrodos inertes – de grafita ou platina, conhecidos como cátodo (negativo) e ânodo (positivo). Além disso, devido a existência de um campo elétrico os cátions serão reduzidos e os ânions oxidados, sendo que os produtos desse processo se depositarão sobre os eletrodos ou formarão bolhas.
A eletrólise da água possui ainda importância no processo de obtenção de hidrogênio - um ametal que se assemelha aos halogênios, mas que possui propriedades extremamente diferentes -, pois tal elemento é o mais abundante no universo – apesar de ter níveis baixos quando se analisa a atmosfera terrestre.
A maior parte do hidrogênio encontra-se preso, seja em forma de água, nos oceanos e/ou no interior de minerais e argilas; sendo que a maior parte do hidrogênio comercial é obtida como um subproduto do petróleo, através da realização de duas reações catalisadas e em pequenas proporções pode ser preparado nos laboratórios.
Há uma grande busca em alcançar a melhor maneira de produzir o gás usando menos energia do que pode ser obtida por sua queima, uma vez que muitas pessoas reconhecem o hidrogênio como combustível para o futuro, pois é um gás de baixa densidade e elevada entalpia específica.
...