Unopar Recrutamento E Seleçao
Artigo: Unopar Recrutamento E Seleçao. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bruninhamelo • 9/10/2013 • 1.205 Palavras (5 Páginas) • 296 Visualizações
INTRODUÇÃO
Ao analisar a historia de sucesso – experiência empreendedora: rochas ornamentais: um momento de decisão, em Santo Antônio de Pádua, no estado do Rio de Janeiro, tem na produção de rochas ornamentais sua principal atividade econômica.
Buscando a solução para a desarticulação entre as empresas do setor que ameaçava a sobrevivência do negocio, 22 empresários do segmento de rochas reuniram-se para encontrar soluções para os problemas que tinham em comum. Entre eles, uma das empresas possuía equipamentos modernos, capaz de produzir grande volume de peças com qualidade e ainda experiência no mercado externo.
Tendo o foco na gestão de recursos humanos e tomando como base o conteúdo estudado, este trabalho visa analisar o texto da visão dos recursos humanos, avaliando as problemáticas como um grupo.
DESENVOLVIMENTO
O estresse empresarial traz altos custos tantos pessoais como organizacionais, são eles: a assistência médica, absenteísmo, rotatividade, baixo compromisso organizacional, entre outros. O estresse é um estado emocional incômodo, decorrente da incerteza percebida pelo colaborador se será capaz de realizar ou não as demandas de seu trabalho. Porém se avaliarmos positivamente, o estresse pode ser necessário para que aconteça uma mudança, pois com o objetivo de reduzi-lo, faz-se uma correção no causador do estresse, para se adaptarem a uma nova realidade.
No momento de decisão, o técnico do SEBRAE recebeu uma ligação de um dos sócios da empresa ancora que se encontrava naquele país importador. Pelo telefone, o sócio da empresa ancora informou que o pedido feito pelo comprador internacional seria produzido integralmente por sua empresa, uma vez que ela era a única com infraestrutura capaz de atender com qualidade apresentada no primeiro embarque e que tinha sido aprovada no pedido anterior. Em suas palavras: “a pequena parcela enviada pelos pequenos produtores seria devolvida caso fosse embarcada”.
Podemos perceber que neste momento criou-se um nível de estresse enorme, pois o grupo de empresários formado para exportar pedras ornamentais foi traído por um membro que detinha a melhor infraestrutura, e podia assim atender as especificações do importador. No entanto, mesmo diante da dificuldade encontrada os demais membros empresários não se abateram, usaram o estresse como ferramenta de mudança, ou seja, mesmo com os ânimos estressados os empresários lutaram até encontrar uma solução para entregar o produto para o importador.
Em um primeiro momento podemos destacar a existência de uma liderança Autocrática, que gerou um sentimento de baixa estima e de incapacidade em seus liderados, que se sentiram inseguros e não assumiram responsabilidades diante do processo, esse estilo de liderança que foi identificado na empresa ancora que centralizou o processo dentro do grupo dos empresários e após a entrega do produto final ao importado reagiu de forma egoísta ao relatar que forneceria sozinho toda a mercadoria solicitada. Posteriormente temos a liderança democrática exercida pela equipe do SEBRAE que estimulou o grupo de empresários no cumprimento da meta exigida pelo importador.
Podemos identificar a estilo de liderança democrática, pois foi estimulado o comprometimento e a responsabilidade dos subordinados através de uma atitude comunicativa e de facilitador do trabalho do grupo, estimulando a criatividade e a utilização do potencial de sua equipe, ou seja, o intermediador do SEBRAE foi um líder democrático estimulando o grupo de empresários na busca o melhor material a ser exportado, que auxiliou os empresários a trilhar seus próprios caminhos;
O processo de desenvolvimento, que consiste em treinamento, comunicação e gestão de mudanças, podemos destacar que esse processo dentro do empreendimento é primordial, pois tem ênfase na melhoria da comunicação interna e externa, treinamento para os colaboradores e propicia uma gestão de mudança na organização, esta última requer muita dedicação e empenho dos gestores, porém nem sempre é isso que encontramos no cotidiano, ou seja, o líder precisa estar capacitado para conduzir sua equipe de forma bem coesa e transparente, direcionando os movimentos contrários para aspectos construtivos de mudança e criatividade e potencializar a cooperação entre membros e não de autodestruição.
A comunicação existente entre os empresários era muito falha, não tinha entendimento entre seus membros, existia uma só voz que comandava todos os demais empresários, existia uma comunicação informal, o que não aconteceu entre os empresários foi uma comunicação formal, clara e transparente com feedback, pois cada um tinha um comportamento específico e não existia uma resposta dos processos executados, perante aos estrangeiros houve um falha em não criar um grupo
...