Usinagem Com Ferramentas Monocortante
Pesquisas Acadêmicas: Usinagem Com Ferramentas Monocortante. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: danielacamarag • 2/2/2015 • 689 Palavras (3 Páginas) • 3.675 Visualizações
Usinagem com ferramentas monocortante
As ferramentas monocortantes apresentam barras com extremidades adequadamente afiadas para o tipo de operação e de material a ser trabalhado. Nesse laboratório observamos o aplainamento, que é feito na máquina-operatriz denominada plaina limadora ou plaina de mesa e é a responsável pelos movimentos destinados a usinagem da peça.
Os principais movimentos de usinagem são: movimento de corte, movimento de avanço e movimento de profundidade.
O movimento de corte consiste na volta ou curso dado no material bruto ou na ferramenta para remover o sobremetal localizado neste percurso. O movimento de corte gera o comprimento do cavaco. Já o movimento de avanço possibilita a retirada do sobremetal nas voltas ou cursos seguintes, dando origem à espessura do cavaco. O movimento de profundidade, por sua vez, permite a regulagem do corte, gerando a largura do cavaco. O movimento de profundidade difere do movimento de avanço uma vez que é realizado a cada passe feito. (Passe é o percurso total realizado no movimento de avanço.)
Velocidades de corte e avanço:
O tempo de corte corresponde ao intervalo de tempo necessário para execução de uma peça. A velocidade de corte e avanço empregada depende das propriedades da peça trabalhada, do acabamento superficial desejado, do tipo e material da ferramenta empregada.
Velocidade de corte é a velocidade desenvolvida pelo movimento de corte. Na plaina limadora os movimentos de corte são lineares, e a unidade usada é golpe por minutos. A máquina usada possui algumas configurações como mostrado abaixo, que permitem a variação das velocidades. Nos experimentos usamos as configurações A-2 e A-3.
(n×c×2)/1000=v_c
n= número de golpes por minuto (gpm);
Vc = velocidade de corte (m/min);
1000 = constante de conversão de 1m para 1000mm;
2 = valor característico da plaina limadora;
C = percurso do movimento de corte (mm) = Comprimento da peça + 30 mm
A velocidade de avanço corresponde à velocidade do movimento de avanço, o seu valor é expresso em mm/min. No laboratório a máquina foi responsável pelo avanço, a cada golpe podia ser configurada para mover 1 ou mais dentes na engrenagem lateral.
a_d/z=a
a_d = avanço por dente;
a = avanço;
Z = número de facas ou dentes selecionados.
Cálculo da velocidade de corte e do avaço
Dados da peça:
Face A - comprimento = 50,50 ± 0,05 mm; largura: 15,05 ± 0,05 mm
Face B - comprimento = 50,50 ± 0,05 mm; largura: 17,35 ± 0,05 mm
No laboratório foi usado um sensor para medição da velocidade no percurso de usinagem, abaixo é possível ver um intervalo medida para cada face:
Cálculo da velocidade
A partir dos dados do sensor calculamos um média da velocidade em m/s:
v_Fa=0,076 m/s v_Fb=0,156 m/s
Cálculo do avanço
Em sala contamos o número de cursos para cada face:
〖número de cursos〗_Fa=64 〖número de cursos〗_Fb=78
Com isso conseguimos calcular o avanço:
f= (largura da peça)/(número
...