Uso de residuo de pneu no concreto
Por: alexclaudino • 9/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.455 Palavras (6 Páginas) • 523 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
THAYNARA FORTUNATO FELISBERTO
ALEX CANDIDO CLAUDINO
VILMA VILLA
MATERIAIS DE CONSTUÇÃO II
TRABALHO EXPERIMENTAL: RESÍDUOS DE PNEUS
TUBARÃO, 24 DE JUNHO DE 2014.
JUSTIFICATIVA
O processo de urbanização nas grandes cidades, a diminuição da quantidade e tamanho dos aterros, o crescimento populacional e a maior utilização de materiais descartáveis geram um expressivo aumento do número de resíduos gerados para o ambiente. Nas últimas décadas, tem-se observado o reaproveitamento de alguns tipos de resíduos, como por exemplo, aqueles produzidos pela construção civil. Porém, a mesma situação não ocorre para outros tipos de resíduos, como por exemplo, a borracha proveniente dos pneus de automóveis. Uma alternativa para o reaproveitamento de pneus inservíveis consiste na utilização do pó de borracha como material de substituição parcial do agregado miúdo em concretos. No presente trabalho, são apresentados resultados experimentais de concretos de baixa resistência com diferentes taxas de adição de pó de borracha. Finalmente, os resultados obtidos revelam se é possível obter uma taxa ótima de adição sem que ocorram perdas significativas para a resistência à compressão do concreto com adições.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
O trabalho tem por objetivo geralinvestigar o desempenho da utilização do resíduo de borracha de pneu na composição do concreto, com base em resultados experimentais, as propriedades mecânicas do concreto formado com borracha de pneu.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Para atender ao objetivo geral proposto, são os seguintes objetivos específicos a serem alcançados:
- Possibilitar aplicações dos resíduos de pneus na construção civil onde não requer a aplicação de concreto estrutural;
- Gerar técnicas capazes de reutilizar e reciclar os materiais;
- Criar alternativas para utilização de outros materiais em substituição ao insumo natural;
- Contribuir com indicações de estratégias para a solução do problema de descarte do pneu após sua vida útil.
METODOLOGIA
Quanto aos objetivos, esta pesquisa pode ser classificada como um estudo exploratório, que, segundo Gil (2002), tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito.
Quanto aos procedimentos técnicos, esta é uma pesquisa do tipo Estudo Experimental, que procura o aprofundamento de uma realidade específica através da simulação das condições reais através de um experimento. A pesquisa foi conduzida através da realização de ensaios de laboratório com propósito de avaliar a atividade pozolânica, a plasticidade e resistência à compressão das argamassas com incorporação de resíduos de pneus.
As atividades práticas desta pesquisa foram realizadas no laboratório de Materiais e Solos do Curso de Engenharia Civil da UNISUL, Tubarão/SC.
Dosagem nada mais é que as indicações das proporções e quantificação dos materiais componentes da mistura, a fim de obter um concreto com determinadas características previamente estabelecidas.
Para obtenção de um bom concreto de acordo com sua finalidade, devem ser efetuadas com perfeição as operações básicas de produção do material. Já as propriedades funcionais do concreto endurecido de acordo com Helene e Terzian (2001), tais como resistência, durabilidade e aparência, só podem ser asseguradas se a trabalhabilidade do concreto fresco, for compatível com as condições de trabalho.
Outro ponto de destaque no preparo do concreto é o cuidado que se deve ter com a qualidade e a quantidade da água utilizada, pois ela é a responsável por ativar a reação química que transforma o cimento em uma pasta aglomerante. Se sua quantidade for muito pequena, a reação não ocorrerá por completo e se for superior a ideal, a resistência diminuirá em função dos poros que ocorrerão quando este excesso evaporar.
Os corpos a serem investigados foram três:
- Primeiro, dito traço, tira-se a tara da bacia e pesa o traço 1 sendo 0 borracha de pneu, 1,12 kg de cimento, 2,8kg de areia, 3,6kg de brita e 0,67L de agua, coloca tudo em uma bacia e mexe bem, quando tiver com coesão coloca-se o material no corpo de prova até a metade e da 12 (doze) golpes, em seguida completa-se o corpo de prova até ficar cheio, e dá-se mais 12 (doze) golpe, deixando em cima sempre retinho.
[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]
- Segundo foram adicionados 5%(0,14kg) de resíduo de borracha de pneu com cimento, areia, brita e água;
[pic 8][pic 9][pic 10]
- [pic 11]Terceiro traço foram adicionados 10%(0,28Kg) de resíduo de borracha de pneu cimento, areia, brita e água.
[pic 12][pic 13]
A verificação da atividade foi realizada através de ensaios de compressão, conforme NBR 5739. O resultado está expresso em MPa.
Pesquisa bibliográfica adicional foi necessária para fundamentar o estudo.
A Análise e interpretação dos dados foram feitas a partir da teoria pesquisada sobre o tema. O método de análise foi um Estudo Comparativo entre os resultados dos ensaios e o preconizado pelas normas.
Os resultados estão apresentados na forma de tabelas e gráficos e trabalhados no aplicativo Excel.
RESULTADOS ALCANÇADOS
[pic 14]Com base na discussão dos resultados obtidos e nas referencias bibliográficas pesquisadas, este trabalho encontramos respostas para o questionamento proposto.
Como se pode observar no gráfico, o uso de resíduos de pneu como agregado miúdo na composição do concreto diminui gradativamente sua resistência à compressão conforme aumentamos o teor do resíduo, e isto por sua vez inviabiliza o uso do resíduo em concretos estruturais, pois com apenas 10% de areia substituída por resíduo de pneu, tivemos uma absurda perda de mais de 50% da resistência do concreto conforme tabela abaixo:
...