Utilização do Bambu Como Telhado
Por: Djalma Coelho • 28/1/2020 • Trabalho acadêmico • 2.020 Palavras (9 Páginas) • 246 Visualizações
[pic 1]
PRÓ-REITORIA ACADÊMICA –PROAC
ASSESSORIA ACADÊMICA –ASAC
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL
PROJETO INTEGRADOR
UTLIZAÇÃO DO BAMBU COMO MATÉRIA PRIMA PARA CONSTRUÇÃO DE TELHADO SUSTENTÁVEL
ORIENTADOR: Vanessa Negreiros
ORIENTADOS: Evaldo Rubem de Almeida Filho, et al.
JOÃO PESSOA – PB
2019.1
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO3
METODOLOGIA4
MATERIAIS UTILIZADOS4
OBJETIVO5
OBJETIVO ESPECÍFICO5
RESULTADOS E DISCUSSÕES6
CONSIDERAÇÕES PARCIAIS8
REFERÊNCIAS9
INTRODUÇÃO
De origem Asiática, o bambu é um material popular e bastante utilizado na construção civil em países como China, Colômbia e Equador, sendo também um material muito utilizado em outras partes do mundo de diversos modos.
No Brasil, a utilização do bambu na arquitetura e na construção civil ainda é pequena. Porém, é um material que se encontra em todo país, tendo grande diversidade e variações de espécies, sendo mais de 1200 em todo mundo (Londoño; 2004).
Pela grande quantidade, simplicidade no cultivo e adaptação ao clima brasileiro, pode ser uma solução para amenizar ou diminuir o gasto de energia na construção civil. No mundo todo, as várias espécies podem apresentar cores, alturas e dimensões diferentes. O bambu é utilizado há muito tempo em diversos países do mundo para artesanato, confecções de móveis, andaimes, templos, pontes e em pequenas edificações. É um material encontrado em abundância no Brasil, entretanto existe um preconceito na sua utilização que o rotula como a madeira dos pobres. Mas, é um material com um potencial muito grande a ser explorado.
A construção civil é um dos setores mais importantes da economia mundial, mas também é considerada como a principal vilã da natureza. Isso porque ela consome boa parte dos recursos não renováveis do planeta. Felizmente, em contrapartida, diversas instituições ao redor do mundo estão atentas a essa questão, incentivando pesquisas voltadas ao desenvolvimento ecológico e à sustentabilidade. Preocupados com o futuro, profissionais têm testado novas possibilidades de estruturas, explorando melhor as potencialidades de materiais não tão usuais, como o bambu.
Exemplos de obras contendo esse vegetal podem ser encontrados no mundo todo. Em Bali, na Ásia, uma fábrica com mais de dois mil e quinhentos metros quadrados é considerada a maior estrutura já erguida em bambu. Na Europa, o aeroporto de Madri possui um extenso revestimento de fachada nesse material. Na Colômbia, país do continente americano, há registros de obras antigas, do período pré-colonização, e contemporâneas como a Catedral Alterna Nuestra Señora de La Pobreza, de Simón Vélez. Aliás, esse arquiteto é o maior responsável, atualmente, por promover o uso do bambu como elemento essencial na construção.
METODOLOGIA
Para um melhor resultado, o projeto foi dividido em duas etapas. Na primeira, foi desenvolvido todo o processo de pesquisa, utilizando diversas fontes, artigos científicos, monografias, revistas, entre outros, agregando valor a determinadas fontes e exclusão de outras menos necessárias.
Logo após foi escrito o relatório do projeto de acordo com os dados e o conhecimento obtido nas pesquisas. Para finalizar a segunda etapa será desenvolvido o relatório parcial que tem como objetivo mostrar de forma prévia e clara a pesquisa e os dados obtidos à respeito do tema proposto pelo grupo.
OBJETIVOS GERAIS
O estudo objetivou analisar a viabilidade econômico-financeira da utilização do bambu como alternativa para redução de custos e de diversificação de matéria prima para construção de um telhado em uma Casa autossustentável em João Pessoa - PB.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Estudar a origem e os tipos de bambus existentes na natureza e presentes no mercado;
- Demonstrar a inserção dessa tecnologia;
- Descrever as vantagens e desvantagens desse material;
- Entender o porquê a utilização desse material serem pouco difundidas.
- Fazer uma revisão de literatura sobre geração de energia elétrica a partir da energia solar fotovoltaica, os conceitos básicos e fenômenos elementares inerentes à energia solar fotovoltaica foram pesquisados em publicações na literatura;
- Propor cenários para a geração fotovoltaica no Brasil a partir dos valores de demanda estimados pelo Ministério de Minas e Energia – Brasil, e um cenário com o consumo atual de energia. Tendo por base os cenários propostos, realizar os cálculos das áreas necessárias para painéis fotovoltaicos e verificar se a área calculada é factível à implantação dos sistemas fotovoltaicos em larga escala.;
- Comparar entre as áreas calculadas com as áreas construídas e com área do território brasileiro baseada em informações publicadas nas publicações da literatura.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Como se pode notar as preocupações na formação do engenheiro se estendem além do aspecto cognitivo, abrangendo também os aspectos comportamentais, atitudinais e conhecimentos tecnológicos. Nesta perspectiva de mercado de trabalho da engenharia civil a formação do engenheiro deve se estender muito além do “como fazer” e do “por que fazer” para oferecer habilidades e sensibilidade no domínio das aplicações do conhecimento, adequando-se a novas tecnologias considerando principalmente, o “saber ser”. Pode se dizer que o engenheiro terá sua competência reconhecida e será remunerado saindo do modelo arcaico e se adequando a realidade dos dias atuais que exige o mercado mesmo por isso, na medida em que com habilidade e sensibilidade puder transformar conhecimento em soluções úteis para a empresa e consequentemente para a sociedade.
É de suma importância notar a importância do impacto da construção civil no meio ambiente. Muitos não sabem, mas das atividades humanas, a construção civil é uma das que mais causam impacto no meio ambiente. Na construção sustentável, os engenheiros civis procuram usar tecnologias ecológicas nas obras para preservar o meio ambiente e poupar os recursos naturais. O conceito de construção sustentável é baseado em 5 ideias básicas: Projetos Inteligentes, Materiais Ecológicos, Eficiência Energética, Aproveitamento da Água e Redução da Poluição.
...