Vertedores
Por: Guilherme Mazetto • 5/5/2015 • Trabalho acadêmico • 277 Palavras (2 Páginas) • 1.196 Visualizações
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Atividade Prática Supervisionada
Guilherme Pulzatto Mazetto r.a.:1353586
Vertedor Sutro
O vertedor sutro é um vertedor do tipo proporcional, isto é, para o qual a vazão varia diretamente com H (primeira potência), o que permite adotar-se uma seção retangular para a caixa de areia (com a seção retangular a área também varia como primeira potência de H).
Esse vertedor é executado em chapa metálica instalada em posição vertical.
A jusante do vertedor devem ser mantidas condições para o escoamento livre.
Uma forma aproximada de vertedor proporcional foi concebida por Di Ricco para facilitar a execução.
Com um artifício de cálculo pode-se também associar uma caixa de areia de seção retangular a um medidor Parchall: Adota-se um medidor de garganta relativamente estreita , a ser instalado com um rebaixo em relação à soleira do canal de remoção de areia e procede-se do seguinte modo: Calcula-se Hmín e Hmáx alturas d’água do Parshall correspondentes a Qmín e Qmáx
[pic 1]
Determina-se o rebaixamento “Z” a ser dado ao medidor Parshall:
[pic 2]
Obtém-se a largura da caixa de areia:
[pic 3]
Calculam-se os elementos hidráulicos para os diversos valores de Q, desde Qmín até Qmáx para determinar a variação efetiva da velocidade
[pic 4]
É evidente que a conjugação de um vertedor Parshall não assegura velocidade constante. Pode-se entretanto estabelecer dimensões que correspondam a uma variação aceitável da velocidade de escoamento.
Uma vantagem do Parchall sobre o vertedor proporcional é a sua perda de carga relativamente pequena (vertedor Sutro exige queda livre a jusante).
Vertedor Exponencial
Exercício
Determinar a equação da curva de um vertedor exponencial de vazão correspondente a de um vertedor circular de diâmetro 0,457m.
...