Virtualização De Servidores
Pesquisas Acadêmicas: Virtualização De Servidores. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Carlos321 • 10/8/2014 • 715 Palavras (3 Páginas) • 287 Visualizações
O QUE É VIRTUALIZAÇÃO
Virtualização refere-se a tecnologias criadas para fornecer uma camada de abstração entre sistemas de hardware de computador e o software que roda nesses sistemas. Ao proporcionar uma visão logica de computação, em vez de uma visão física.
A virtualização origina-se do particionamento, que divide um único servidor físico em múltiplos servidores lógicos. Depois que o servidor físico é dividido, cada servidor logico pode rodar um sistema operacional e aplicativos de maneira independente (WATERS,2007).
Ferramentas de virtualização VMWare e XEN
Podemos citar duas principais ferramentas de virtualização VMWare e XEN as duas possuem algumas diferenças na implementação das técnicas de virtualização. Sendo a VMWare um exemplo de virtualização total, enquanto a Xen é de para-virtualização.
O VMWare é uma infra-estrutura de virtualização, fornecendo softwares para virtualização desde ambientes desktop a ambientes de data centers. Os produtos disponibilizados dividem-se em três categorias: gerenciamento e automação, intra-estrutura virtual e plataformas de virtualização[9]. O VMWare é executado como se fosse um programa, no espaço de aplicação, dentro de um sistema operacional hospedeiro, o qual fica responsável pela abstração dos dispositivos que serão disponibilizados para o sistema operacional visitante.
Na arquitetura do VMWare, a virtualização ocorre a nível de processador. As instruções privilegiadas a serem executadas são capturadas e virtualizadas pelo VMM, enquanto que as outras instruções são executadas diretamente no processador hospedeiro [7] (Mattos 2008).
O projeto Xen desenvolveu e continua a evoluir um hipervisor open source. Disponível desde 2003 sob a GNU General Public License, o Xen roda em um sistema operacional host, sendo considerado uma tecnologia de para-virtualização. Iniciou como um projeto de pesquisa na Universidade de Cambridge, conduzido por Ian Pratt, que posteriormente saiu da universidade para fundar a XenSoucer, primeira empresa a implementar uma versão comercial do hipervisor Xen. . (WATERS,2007).
O Xen é um dos mais populares exemplos de para-virtualização. Na virtualização total, o sistema operacional visitante tenta executar tarefas protegidas e, por estarem no espaço de aplicação do sistema operacional hospedeiro, não podem ser executadas. A tecnologia de virtualização provida pelo Xen difere da tecnologia do VMWare. O Xen segue o conceito da para-virtualização, que fornece um conjunto de abstrações (processador virtual, memória virtual, rede virtual etc.) sobre o qual diferentes sistemas podem ser portados [7]. As abstrações não são necessariamente similares ao hardware da máquina física hospedeira.
Para entender como o Xen implementa a para-virtualização, é importante salientar dois conceitos: o de domínio e o de hypervisor. Os domínios são as máquinas virtuais do Xen. Essas podem ser de dois tipos, privilegiadas (domínio 0) e não-privilegiadas (domínio U). O hypervisor é o responsável por controlar os recursos de comunicação, de memória e de processamento das máquinas virtuais, mas não possui os drivers para manipular os dispositivos diretamente (MATOS, 2008).
VANTAGENS DA VIRTUALIZAÇÃO
O impacto imediato mais obvio vem da redução do numero de servidores no data center. Menos maquina significam menos consumo
...