Válvula pneumática
Artigo: Válvula pneumática. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tikiko • 27/11/2014 • Artigo • 1.084 Palavras (5 Páginas) • 289 Visualizações
VÁLVULA PNEUMATICA
Os cilindros pneumáticos, componentes para máquinas de produção, para desenvolverem suas ações produtivas, devem ser alimentados ou descarregados convenientemente, no instante em que desejarmos, ou de conformidade com o sistema programado.
Portanto, de acordo com o seu tipo, as válvulas servem para orientar os fluxos de ar, impor bloqueios, controlar suas intensidades de vazão ou pressão.
Nos circuitos pneumáticos existem elementos de sinais, de comando e de trabalho. Os elementos emissores de sinais e de comando influenciam no processo dos trabalhos, razão pela qual são denominadas válvulas.
As válvulas são elementos de comando para partida, parada e direção de regulagem. Elas comandam também a pressão ou a vazão do fluido armazenado em um reservatório ou movimentado por uma hidro-bomba. A denominação válvula é válida considerando-se a linguagem internacionalmente usada para tipos de construção como:
registros, válvulas de esfera, válvulas de assento, válvulas corrediças, etc.
Esta é a definição da norma DIN/ISO 1219, conforme recomendação da CETOP(Comissão Européia de Transmissões Óleos-Hidráulicos e Pneumáticas).
Segundo suas funções as válvulas se subdividem em 5 grupos:
Válvulas direcionais, Válvulas de bloqueio, Válvulas de pressão, Válvulas de fluxo (vazão), Válvulas de fechamento.
VÁLVULA DE BLOQUEIO
Destinam-se apenas a estabelecer ou interromper o fluxo, ou seja só devem
trabalhar completamente abertas ou completamente fechadas.
• Válvulas de gaveta
Uma válvula de gaveta é uma válvula que se abre levantando uma porta/cunha (o dito "gaveta") redonda ou retangular para fora do trajeto do fluido.
A característica distinta de uma válvula de gaveta é que a superfície de vedação entre a "gaveta" (também chamada "obturador") e o sua sede ("berço") é plana, então válvulas de gaveta são usadas frequentemente quando é desejado um fluxo em linha reta e restrição hídrica mínima. As faces da "gaveta" podem apresentar uma forma de cunha ou podem ser paralelas. Válvulas de gaveta típicas nunca devem ser usadas para regular o fluxo, a menos que elas sejam projetadas especificamente para esse propósito.
• Válvulas de macho
São válvulas caracterizadas por possuírem uma peça cônica com uma passagem transversal de seção retangular ou trapezoidal que se encaixa no corpo da válvula, e de tal modo que, quando o eixo geométrico do orifício coincide com o eixo do tubo, o escoamento é máximo. Com uma rotação de 90° a válvula fica completamente aberta ou fechada.
As de tipo mais simples, de macho engaxetado, são utilizados para operações "liga-desliga" de manobra rápida em instalações de água, óleo, ar e líquidos densos ou com sólidos em suspensão, descargas de caldeira etc, com pressões de serviço de até 8,8 kgf.cm2 a 40° C, com flanges.
• Válvulas de esfera
Válvula esfera possui esse nome devido seu obturador ser em forma esférica vazada onde o fluido passa quando está totalmente aberta e alinhada à tubulação. Quando fechada, seu furo fica perpendicular ao sentido do fluxo, bloqueando a passagem.
É a melhor opção quando precisa de um bloqueio ou uma abertura rápida, devido sua agilidade de operação. Possui uma ótima estanqueidade, mesmo em alta pressão e possui uma perda de cargas praticamente desprezível. Não recomendada para serviços de regulagem de fluxo, devido à forma esférica de seu obturador.
• Válvulas de comporta
Uma válvula de comporta desliza para cima e para baixo dentro tubo realizando movimento de abertura e fechamento. Uma válvula de comporta totalmente aberta ou fechada não é adequada ao uso para controlar pressão, o dano pode ser causado a partir do líquido se a válvula estiver parcialmente fechada, cria-se uma pressão mínima de queda quando está aberta. Elas são frequentemente utilizadas como a primeira válvula de uma canalização, também para o sistema doméstico de água.
As válvulas de comporta são ideais para o isolamento dos fluxos de finalidades gerais, bem como para aplicações de alta pressão e alta temperatura com nenhuma operação frequente. Por esta razão, a operação manual é típica e, geralmente realizada através da montagem de um volante manual multi-giros, ativadores pneumáticos, mecânicos e eléctricos também estão disponíveis.
VALVULA DE PRESSÃO
Válvulas que Controlam a Pressão de Montante.
• Válvulas de segurança e de alívio:
As válvulas de segurança são utilizadas para proteger equipamento e instalações industriais contra sobrepressão de ar, água, vapor, gases, fluidos viscosos e produtos químicos em geral.
• Válvulas de contrapressão:
Em relação a um purgador ou a uma válvula, a 'contrapressão' é a pressão logo após o purgador ou válvula. Em outras palavras, a 'contrapressão' é a saída ou a pressão secundária do purgador ou da válvula. A diferença entre a pressão (primária) de entrada e a 'contrapressão' de um purgador é a 'pressão diferencial' para a operação.
• Válvulas de excesso de vazão:
...