Ética, Política E Religião
Exames: Ética, Política E Religião. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Nalupa • 8/5/2013 • 5.177 Palavras (21 Páginas) • 1.206 Visualizações
WEB AULA 1
Unidade 1 – Ética, Política e Sociedade
Um dilema ético
Em outubro de 1972 um avião bimotor levava um grupo de jogadores de Rugby do Uruguai para o Chile sobrevoando a Cordilheira dos Andes. No avião iam 45 pessoas. Por conta das instabilidades políticas que o Chile passava na época, o avião carregava bastante alimento. Contudo, por conta do mal tempo, os pilotos se mostravam relutantes em decolar. O que fazer? Partir em direção ao destino ou aguardar o tempo melhorar?
Sobrevoando a cordilheira dos Andes, os passageiros receberam o aviso de atar os cintos. Poucos, no entanto, se importaram o suficiente com o que estava acontecendo do lado de fora da aeronave. A paz foi quebrada repentinamente por gritos de desespero na cabine do piloto: “Mais potência! Mais potência!”. Depois de uma queda brusca, o choque foi inevitável – o avião colidiu com uma montanha coberta de neve. Seguiu-se uma explosão. A neve passou a invadir o avião junto com o vento gelado. Haviam corpos e destroços por toda a parte, numa região de difícil acesso, a 4 mil metros de altitude e uma temperatura de 15 graus negativos.
O que se seguiu foi um drama que virou tema de filme e livros. Os passageiros, em nome da sobrevivência, consomem todo o alimento e, por conta da demora no resgate, tomaram uma decisão dura: passaram a comer a carne dos colegas que morreram. O resgate apareceu depois de 72 dias de busca e encontrou 16 sobreviventes do desastre aéreo.
O drama aéreo que foi narrado nos deixa muitas perguntas para pensar: O que você faria numa situação como esta? O que eles fizeram foi certo? Até que ponto você iria em nome da sobrevivência? Estas questões nos mostram que as decisões são dirigidas por algum tipo de parâmetro, que serve como guia para nossas decisões. Quais são estes parâmetros?
Concepção e distinção de ética e moral
Para respondermos esta pergunta precisamos entender o que é Ética e Moral. Vamos pensar no seguinte:
• Quando um juiz de futebol apita um jogo e durante a partida beneficia um dos clubes participantes. Neste caso ele está cometendo uma falha porque não está sendo imparcial – como deve ser a conduta e ação dos árbitros de futebol. Bem, mas eu pergunto: O juiz está faltando com a ética ou com a moral?
• Quando um político desvia verbas que deveriam ser empregadas em benefícios públicos, está sendo antiético? Imoral ou amoral? Ter ou não ter ética! Eis a questão! Ser ou não ser moral eis outra questão!
Saiba Mais: MORAL É UM CONJUNTO DE REGRAS ASSUMIDAS E ACEITAS, LIVRES E CONSCIENTEMENTE PELOS INDIVÍDUOS PARA ORGANIZAÇÃO DE UM GRUPO SOCIAL, SEGUNDO OS VALORES DO BEM E DO MAL.
Você já percebeu que existe um jeito certo de vestir-se, comer ou comportar-se? O que é certo e errado, no entanto, varia de lugar para lugar e tem a ver com o que vamos chamar de moral. Observe estas fotos e isto fará mais sentido!
A moral responde à pergunta: o que devo fazer? Portanto, é um conjunto dos nossos deveres que já estão internalizados em nossa vida desde o nosso nascimento (pela família, pela escola, igreja, sociedade e grupo social ao qual pertencemos). Quando nascemos, este mundo já estava construído e passamos grande parte da nossa vida aprendendo suas regras. Pare agora e observe um pouco as pessoas que estão ao seu redor. Repare no corte de cabelo, nas roupas... Perceba que não é por acaso que homens não usam saias e mulheres não costumam raspar a cabeça. Mas, na verdade, o motivo pelo qual isso não acontece não tem a ver com meu gosto pessoal. Por mais incrível que isso possa parecer, o motivo pelo qual os homens não estão de saia na rua e as mulheres fazendo filas para raspar a cabeça está na moral aceita pela minha sociedade que entende que cabeças raspadas combinam mais com homens (especialmente do exército!) e as saias são mais apropriadas para mulheres (na Escócia isso poderia ser diferente).
Precisamos aprender que a ética e a moral são construções sociais e históricas. Isto é, elas vão mudando de tempos em tempos e mudam, também, quando há mudanças políticas, sociais e formas de conhecimentos que aqui iremos chamar de epistemologias. Isto quer dizer que, quando há mudanças na forma de conhecer, de compreender o mundo, as pessoas e todas as coisas os costumes também se alteram. Ou melhor: a ética e a moral são alteradas, modificadas de acordo com o tempo histórico e as relações sociais.
Saiba mais.
Mas o que é ética?
ÉTICA OU FILOSOFIA MORAL É A REFLEXÃO SOBRE NOÇÕES E PRINCÍPIOS QUE FUNDAMENTAM A VIDA MORAL. É O CONJUNTO DE PRINCÍPIOS E VALORES QUE NORTEIAM AS ESCOLHAS, A AÇÃO MORAL. QUALQUER ESCOLHA QUE O SUJEITO FAÇA ESTÁ FUNDAMENTADA EM UM PRINCÍPIO ÉTICO.
Mas como isso acontece na prática? Imagine que na escola tenha um aluno que vamos chamar de Joãozinho. Ele tem três amigos: Huguinho, Zézinho e Luizinho. Ao chegar na sala de aula, a professora pergunta para a classe se todos fizeram a tarefa de casa e que iria começar uma prova surpresa. Joãozinho, na verdade foi o único que fez o exercício, enquanto Huguinho, Zézinho e Luizinho ficaram brincando o dia inteiro. Joãozinho está bem mais preparado e não teve dificuldades durante a prova. Huguinho, Zézinho e Luizinho, no entanto, começaram a pedir para Joãozinho as respostas das questões. E então? Passar as respostas ou não? Joãozinho sabe que isso é considerado errado (de acordo com a moral do seu grupo), mas o que ele deve fazer? O que vai guiar o comportamento de Joãozinho nesta hora é a ética.
Resumindo, a moral é um conjunto de regras aceitas por um grupo que definem nossas escolhas em três dimensões: O que queremos fazer? O que podemos fazer? O que devemos fazer? Nem tudo que queremos fazer, podemos ou devemos. Em contrapartida, nem tudo que podemos e devemos queremos! Como fazemos para decidir? O que irá nortear nossas escolhas, nossas decisões é, finalmente, a ÉTICA (pode ser a cristã, não cristã, profissional, etc.). Portanto, ética e moral não se separam.
m nosso cotidiano, na linguagem corriqueira, do dia a dia, costuma-se utilizar os conceitos de ética e moral como se fossem sinônimos. Os parágrafos anteriores estão demonstrando essa diferença, mas vamos reforçar, vendo o filme a seguir:
http://www.youtube.com/watch?v=RFlVgcl4A1M&feature=related (5’39’’)
Voltemos ao caso do avião que caiu nos Andes. A maneira como
...