Тermos para medir a resistência de um elemento de circuito ao qual uma diferença de potencial DC é aplicada a um coeficiente que determina o valor atual
Artigo: Тermos para medir a resistência de um elemento de circuito ao qual uma diferença de potencial DC é aplicada a um coeficiente que determina o valor atual. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: amadineijr • 14/11/2014 • Artigo • 555 Palavras (3 Páginas) • 669 Visualizações
Resumo
Neste trabalho foram abordado termos para se medir a resistência de um elemento de circuito ao qual se aplica uma diferença de potencial em corrente continua, ao fator determinante do valor da corrente. Verificando a curva a característica de dispositivos ôhmicos e não ôhmicos.
Introdução
A lei de Ohm afirma que a corrente através de um dispositivo é sempre diretamente proporcional à diferença de potencial aplicada a ele. Um dispositivo condutor obedece à lei de Ohm quando a resistência dele independe da intensidade e da polaridade da diferença de potencial aplicada, ou seja, permanece constante.
Para esses elementos, chamados de elementos ôhmicos, pode-se dizer que a corrente é proporcional à tensão aplicada a seus terminais, tornando a corrente pelo material, proporcional ao campo elétrico aplicado:
Em muito dispositivo isso não se aplica. Estes não obedecem à lei de Ohm, sendo chamados de bipolos não ôhmicos. Nestes dispositivos, sua resistividade varia em função do campo elétrico aplicado, não estabelecendo assim uma relação linear entre a tensão e a corrente no elemento. A expressão continua válida, mas para cada valor de V e de I haverá um valor diferente para R.
Este trabalho tem como objetivo observar o comportamento de elementos ôhmicos e não ôhmicos em um circuito elétrico.
Metodologia
Materiais
• 1 Resistor de 100
• 1 Fonte de tensão variável
• 2 Multímetros
• Cabos
• Lâmpada incandescente de 6V
• Placa para montagem de circuitos
• Diodo semicondutor
Métodos
O principal objetivo da prática e observar o comportamento de diferentes dispositivos, onde são divididos em três partes, sendo que em cada parte e analisado um dispositivo diferente: Resistor, diodo semicondutor, lâmpada incandescente.
De inicio, monte um circuito e varie a tensão de 0,2 em 0,2 volts, partindo de 0 e chegando a um valor máximo de 1,4V, em seguida anote os valores da tensão de da corrente obtidos. Com estes valores calcule a resistência em ohms.
No próximo passo, monte um circuito, mas substitua o resistor por um diodo semicondutor ( Favor zerar a tensão ), a principal função do diodo e permitir que a passagem da corrente passe apenas em um sentido. Com o circuito montado, varie a tensão de 0,2 em 0,2 volts, partindo do 0 e chegando num valor máximo de 1,4V. Anote os valores da tensão e da corrente e calcule sua resistência em ohms.
Para finalizar, monte um circuito onde você substituirá o diodo por uma lâmpada fluorescente, varie a tensão de 0,2 em 0,2 volts, partindo do 0 e chegando no máximo de 1,4V. Anote os valores da tensão e da corrente e calcule sua resistência em ohms.
Análise de Dados
...