A Análise de Gráfico
Por: kroberta22 • 24/8/2015 • Trabalho acadêmico • 259 Palavras (2 Páginas) • 766 Visualizações
Probabilidade e Estatística – APII
Aluna: Karina Roberta dos Santos Braga
Desde o final da década de 1970, no Brasil, os movimentos sociais urbanos têm reivindicado o chamado Direito à Cidade, em que a moradia é elemento fundamental.
[pic 1]
Acerca desse tema, considerando os gráficos acima e seus conhecimentos em Estatística, diga/comente quais são as informações mais importantes que os gráficos trazem. É possível cruzar as informações entre os dois gráficos?
Resposta:
No gráfico Déficit Habitacional por Região, observamos que a região Sudeste é a que possui o maior déficit habitacional, acompanhada da região Nordeste. Em seguida as regiões Sul e Norte apresentam menos da metade do maior déficit identificado. A região Centro Oeste é a região que apresenta menor déficit habitacional.
No gráfico Participação do PIB Nacional por Região, observamos que a região Sudeste apresenta o maior PIB (Produto Interno Bruto), comparado as demais regiões. As regiões Nordeste e Sul possuem o segundo maior índice e as regiões Centro Oeste e Norte possuem o menor PIB.
Comparando os dois gráficos podemos concluir que a região Sudeste possui o maior PIB, porém é a região que apresenta maior déficit habitacional.
A região Norte é a que apresenta a menor participação no PIB, entretanto o déficit habitacional corresponde a 10%, ou seja, o dobro do PIB.
O maior desequilíbrio identificado nessa estatística é apresentado na região Nordeste, região que apresenta o segundo maior déficit habitacional, cerca de 31% e participação no PIB inferior a 15%.
As regiões Centro Oeste e Sul, possuem o maior igualdade entre deficit habitacional e participação no PIB.
...