Estagio de Obervação no Ensino Médio
Por: Karol.souzalima • 12/9/2023 • Trabalho acadêmico • 3.828 Palavras (16 Páginas) • 89 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SULDESTE DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE MARABÁ
FACULDADE DE EDUCAÇÃO DO CAMPO - FECAMPO INSTITUTO DE CIENCIAS HUMANAS - ICH
CURSO LICENCIAURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
ÊNFASE EM MATEMÁTICA
KAROL SOUZA LIMA
PESQUISA SOCIOEDUCACIONAL VI E ESTÁGIO-DOCÊNCIA III:
Trabalho.
Marabá/PA
Maio de 2023
KAROL SOUZA LIMA
PESQUISA SOCIOEDUCACIONAL VI E ESTÁGIO-DOCÊNCIA III:
Trabalho.
Relatório final apresentado ao Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará como requisito parcial para aprovação nas disciplinas Pesquisa Socioeducacional V e Estágio-Docência III. Orientador: Prof. Dr. Carlos Alberto Gaia Assunção.
Marabá/PA
Maio de 2023
Sumário
1. INTRODUÇÃO 4
2. TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO 4
3. METODOLOGIA 5
4. DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA/ESTÁGIO – RESULTADOS 6
4.1 Dos dados levantados sobre a Escola 6
4.2 O novo ensino médio na escola 8
4.3 Uma atividade de ensino de Matemática observado na escola 9
4.4 O perfil e a conepção de trabalho dos alunos 10
5. CONCLUSÃO 15
REFERENCIAS 16
ANEXOS 17
INTRODUÇÃO
Este relatório tem o objetivo de apresentar as atividades decorrentes da pesquisa socioeducacional e estágio docência da Alternância Pedagógica do Tempo Comunidade do Curso de Licenciatura em Educação do Campo. O tempo comunidade aconteceu no período de março a junho de 2023. As atividades referentes ao estágio com a elaboração do relatório foram de março a maio.
A pesquisasocioeducacional/estágio teve como tema “Trabalho” e o estágio de observação proprieamente em sala de aula foram realizados na escola E.E.E.M Professora Elza Maria Correa Dantas, municipio de São Domingos do Araguaia/PA, nas turmas do 1º, 2º, e 3º ano do Ensino Médio.
A pesquisa socioeducacional/estágio de observação, da penúltima etapa do curso, tem como objetivo analisar e compreender as práticas pedagógicas de professores do ensino médio que trabalham com alunos do campo. O Estágio consistiu na observação da relação professor, aluno e o ensino de algum objeto de conhecimento na área de matemática, no ensino médio da zona rural, e possível articulação com o tema Trabalho.
A carga horaria total do estagio é de 175 horas, sendo 30 horas de leitura e fichamento de textos, 50 horas de observação/levantamento de dados (estagio em sala, entrevistas e outros), 30 horas de organização do material coletado, 65 horas para elaborar a versão preliminar e final do relatório obrigatório.
TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO
Segundo Ribeiro, R.. (2009). Na sociedade primitiva, as principais características do trabalho são a solidariedade e a coletividade. As obras são ocupadas por todos. Com o advento da economia de mercado, o trabalho deixou de ser um espaço social que instaurava um sentido de tribo, comunidade, para se tornar uma mercadoria alienada desde o momento em que era comprada por quem possuía o capital. A complexidade do processo de trabalho e seu resultado. Dessa forma, embora o trabalho seja responsável pela construção de nossa própria humanidade, não necessariamente constitui valores humanos positivos em nosso tempo. O trabalho pode trazer libertação, mas também pode ser uma ferramenta para subjugar e até mesmo escravizar o ser humano. O trabalho pode trazer alegria para alguns, mas também pode trazer pesadelos e dor para outros. E tudo isso nada tem a ver com a qualidade da obra ou mesmo com seu valor social. Ribeiro, trás outras conceituações de Trabalho:
Outro aspecto relevante relacionado ao conceito de trabalho é que, quando fazemos referência a ele, quase sempre adotamos o conceito de “trabalho produtivo”, isto é, aquele trabalho que produz um bem que tem valor de mercado, que gera ganho monetário. Assim, o trabalho doméstico é desconsiderado, resultando em grande injustiça, não exclusiva, mas especialmente, para as mulheres. A mesma coisa acontece com o trabalho realizado por membros de comunidades periféricas ou mais pobres. (RIBEIRO, R.. (2009) p. 50)
Observando a fundamentação política do trabalho como princípio educativo está enraizada na historicidade do comportamento humano no mundo (DELLA FONTE, 2018). Divagando um pouco, sabemos que pelas alterações conscientes da natureza, o homem reconhece o seu trabalho e o trabalho dos outros, o que lhe permite negociar na sociedade de acordo com as suas necessidades. Mais tarde, com o advento do dinheiro, o trabalho e seus produtos passaram a ser vistos como mercadorias com valor de uso e valor de troca. Portanto, o homem está constantemente transformando a natureza externa e a si mesmo de acordo com novas necessidades, em busca do que torna as tarefas mais fáceis, rápidas e práticas.
Hoje, observamos diversas mudanças no mundo do trabalho, incluindo reformas trabalhista e previdenciária, aumento do desemprego e aumento da informalidade – mazelas que assolam a vida de milhões de brasileiros (IBGE, 2021). Nesse contexto, a formação de trabalhadores torna-se um importante campo de estudo, pois como educadores vemos o compromisso político-educativo com a formação humana como forma de resistência às formas de exploração e buscamos uma educação que forme trabalhadores críticos.
METODOLOGIA
Para realizar o Estágio partimos de alguns passo a passo, planejamento do estagio, leituras e fichamentos dos textos: “O Trabalho como Princípio Educativo em Atividades de Matemática na Educação Profissional e Tecnológica” e “O trabalho como princípio educativo no projeto de educação integral de trabalhadores-excertos”. E estudo sobre “Trabalho” pois esse é o tema da nossa pesquisa/estágio.
...